Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZA FERNANDES FREIRE MARIZ DE ARAUJO

DISCENTE : LUIZA FERNANDES FREIRE MARIZ DE ARAUJO
DATA : 28/03/2023
LOCAL: Sala virtual https://meet.google.com/utd-edgp-xjm

IMPACTO ACADÊMICO DO NÚCLEO INTERDISCIPLINARDE SUPORTE AO ESTUDANTE (NISE) DO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PARA OS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS

Ensino Superior. Inclusão. Núcleo de Acessibilidade, Guia Educacional.

Essa pesquisa surgiu com o propósito de refletir a respeito dos processos de inclusão de alunos com necessidades específicas no contexto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O crescente número de alunos com necessidades específicas que ingressam na Universidade tem promovido ações estratégicas de acessibilidade a esses estudantes em seu contexto universitário. Nessa perspectiva, segundo Martins (2019), os núcleos de acessibilidade contribuem para a melhoria das condições pedagógicas oferecidas aos estudantes. Assim, o objeto de estudo da pesquisa, será o Núcleo de Interdisciplinar de Suporte ao Estudante (NISE), que atua no Centro de Tecnologia (CT) da UFRN que se apresenta como estratégia de política de inclusão do referido Centro. Com isso, o objetivo geral da pesquisa é analisar o impacto acadêmico das ações do Núcleo para os alunos atendidos com necessidades específicas. Para delimitação dos participantes, foi realizado um recorte no universo de alunos e docentes do Centro de Tecnologia tomando por base a lotação de trabalho da pesquisadora, que desenvolve suas atividades no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental. Como instrumentos de produção de dados estão sendo realizadas entrevistas semi-estruturadas com os servidores do Núcleo de Acessibilidade, os alunos atendidos pelo NISE dos cursos de Engenharia Civil e Ambiental e com os docentes que possuam alunos atendidos pelo Núcleo dos mesmos cursos do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A metodologia empregada na pesquisa é do tipo exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. As entrevistas realizadas estão sendo gravadas e transcritas. Além disso, estão sendo utilizados documentos legais de criação que orientaram a criação do NISE. Esperamos que esse movimento investigativo nos ajude a entender os parâmetros e necessidades que se fizeram imprescindíveis no processo de formação do Núcleo. Ainda na metodologia, serão realizadas observações da participação do NISE nas reuniões da CPIA (Comissão Permanente de Inclusão e Acessibilidade) do centro, com o intuito de perceber quais são os maiores desafios encontrados para a inclusão dos alunos com necessidades específicas no CT e as estratégias traçadas para que elas sejam superadas. A etapa seguinte, de análise dos dados, será realizada mediante categorias estabelecidas a partir dos objetivos da investigação. No decurso da pesquisa, e a partir dos seus dados e análises, será construído um Produto Educacional no formato de um guia que contemplará mediações pedagógicas que possam contribuir para o ensino e para a aprendizagem dos estudante com necessidades específicas no ensino superior e que, na medida do possível, estejam fundamentadas no Desenho Universal Pedagógico (Kranz, 2014).

Presidente - 3316092 - CLAUDIA ROSANA KRANZ
Interna - 1717416 - JACYENE MELO DE OLIVEIRA ARAUJO
Interna - 4546604 - KATIENE SYMONE DE BRITO PESSOA DA SILVA
Externa ao Programa - 1507841 - MARIA DAS VITORIAS VIEIRA ALMEIDA DE SA - UFRNExterna à Instituição - JAQUELINE ARAÚJO CIVARDI - UFG