Banca de DEFESA: MARIANNA MEDEIROS DA SILVA

DISCENTE : MARIANNA MEDEIROS DA SILVA
DATA : 31/03/2023
LOCAL: On line - Google Meet - https://meet.google.com/oys-wmwb-rbh

PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONCEPÇÕES E PROPOSIÇÕES PARA UMA VIVÊNCIA FORMATIVA NA PERSPECTIVA DA BIDOCÊNCIA

Professor da Educação Especial; Bidocência Colaborativa; Formação continuada.

Com os esforços da sociedade no planejamento de contextos educacionais inclusivos e a busca em dirimir as barreiras encontradas nesses contextos, no Estado do Rio Grande do Norte foi criado no ano de 2015, o cargo de Professor de Educação Especial para docentes atuarem em salas de aula regulares, junto com professores regentes da turma, colaborando no processo de ensino e aprendizagem de estudantes público alvo da Educação Especial, matriculados em diferentes etapas da Educação Básica. Com os desdobramentos da atuação docente entre dois professores na sala de aula regular no Ensino Médio, supomos alguns desafios e possibilidades que vão se configurando, de acordo como vem ocorrendo a atuação desse novo profissional e da validade de suas ações para o processo de inclusão escolar dos alunos que os acompanham. Logo diante de um tímido número de formações continuadas ofertada a esses profissionais pela 2ª Diretoria Regional de Ensino - DIREC, pretendemos com esse estudo responder quais elementos justificam a organização de um Curso de Formação Continuada para professores de Educação Especial do Ensino Médio da 2ª DIREC -PARNAMIRIM, na perspectiva da Bidocência? Desta feita, com vistas a responder tal questão, elaboramos como objetivo geral, analisar, no discurso de professores da Educação Especial do Ensino Médio de Parnamirim/RN, elementos que justifiquem uma formação continuada de base bidocente. Que nos levou a desenvolver a proposta de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória do tipo de Levantamento (GIL, 2002), mediada para a construção dos dados, por um questionário com perguntas abertas e fechadas e uma entrevista semi-estruturada aplicada em Grupo Focal com seis (6) professores de Educação Especial atuantes no Ensino Médio de escolas da rede estadual de ensino. Também aplicamos uma entrevista semiestruturada com duas (2) representantes da Subcoordenadoria de Educação Especial - SUESP, com duas (2) Supervisoras de Educação Especial da 2ª DIREC - PARNAMIRIM. O Produto da empiria se materializa em uma proposta de formação continuada a ser desenvolvida com professores de Educação Especial atuantes no Ensino Médio na 2ª DIREC-PARNAMIRIM/RN. Os dados obtidos cujaanálise, norteada pelos princípios da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) e interpretados à luz da literatura especializada na área de estudo, trouxe entre outros resultados: ambiguidades na compreensão da função dos profissionais de Educação Especial nos documentos norteadores da atuação desses profissionais de apoio que reverberam no contexto escolar, dificultando o trabalho na perspectiva da bidocência, tais como: carência no assessoramento, na orientação e no acompanhamento das atividades desenvolvidas, bem como a necessidade de formação continuada em serviço.

Presidente - 3315373 - LUZIA GUACIRA DOS SANTOS SILVA
Interna - 3144003 - GESSICA FABIELY FONSECA
Interna - ***.422.544-** - LISIE MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS - UFPB
Interna - 1756133 - RITA DE CASSIA BARBOSA PAIVA MAGALHAES