Banca de QUALIFICAÇÃO: SIMONE PATRICIA SOARES DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SIMONE PATRICIA SOARES DE SOUZA
DATA : 14/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Multimeios I / Centro de Educação CE
TÍTULO:

O Estágio Supervisionado no Curso de Letras: Libras/Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: O que dizem os alunos Surdos?


PALAVRAS-CHAVES:

Estágio Supervisionado. Discentes Surdos. Educação Bilíngue. Letras Libras/Língua Portuguesa.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

O projeto da pesquisa intitulado “O Estágio Supervisionado no Curso de
Letras - Libras/Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: O
que dizem os alunos Surdos?” tem como objetivo geral analisar aspectos referentes aos
processos de aprender a ensinar no decorrer do Estágio Supervisionado do curso de
Letras: Libras/Língua Portuguesa da UFRN. A pouca quantidade de publicações na área
sobre Estágio Supervisionado com alunos surdos interfere na possibilidade desses
alunos compreenderem e aprofundar o nível de consciência em relação à profissão
escolhida, e consequentemente afeta a construção identitária do aluno como profissional
e como futuro professor do Ensino Básico (GARCIA, 2012). Serão nossos objetivos
específicos: Identificar as expectativas e as dificuldades dos alunos quanto à atuação no
campo de estágio; analisar os processos de aprender a ensinar no decorrer do Estágio
Supervisionado a partir das narrativas dos surdos; criar um produto tecnológico bilíngue
que permita aos estudantes surdos receber as orientações sobre Estágio Supervisionado
em Libras. É uma pesquisa com abordagem qualitativa, de paradigma interpretativo, que
será realizada por meio de entrevistas semiestruturadas através de encontros presenciais
com distanciamento e respeitando todas as normas de segurança preconizadas pelas
autoridades sanitárias. Os discentes surdos e irão receber todas as informações por meio
do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) em Língua Brasileira de
Sinais (Libras) acerca da referida pesquisa e a partir das suas narrativas, traçar os meios
necessários para atender aos objetivos do nosso trabalho. Esperamos que as análises dos
dados coletados possam apontar caminhos para produção de um material tecnológico
bilíngue para contribuir com a melhoria dos processos de aprendizagem de alunos
surdos no ensino superior, especificamente no Curso de Graduação em Letras-
Libras/Língua Portuguesa.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 3144003 - GESSICA FABIELY FONSECA
Externa à Instituição - JANAÍNA AGUIAR PEIXOTO - UFPB
Presidente - 1888150 - PEDRO LUIZ DOS SANTOS FILHO
Notícia cadastrada em: 13/02/2023 09:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao