Banca de DEFESA: GABRIELLA PEREIRA DO NASCIMENTO

DISCENTE : GABRIELLA PEREIRA DO NASCIMENTO
DATA : 22/12/2022
LOCAL: Plataforma Meet - remoto

FORMAÇÃO, SABERES E TRABALHO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR E DOMICILIAR NO RN

Saberes Docentes; Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar; Formação Continuada.

O Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar (AEHD), também denominado Classe Hospitalar/ Domiciliar, configura-se em um serviço que possui uma forma alternativa de organização e oferta de ensino, que fora estabelecida para assegurar o acesso e continuidade do processo de escolarização de crianças e adolescentes, mesmo em face ao adoecimento e tratamento médico hospitalar. As políticas públicas que versam sobre a Educação Especial legitimam o fazer pedagógico em ambiência hospitalar nos estados e municípios brasileiros. Contudo, a ausência de diretrizes específicas para a práxis docente neste contexto, reflete na diversidade de intencionalidades e práticas pedagógicas observadas. Além disto, também se evidencia que os cursos de licenciatura pouco contemplam as especificidades da atuação docente nesta vertente da educação. Neste ínterim, observa-se que o convívio com a ausência de referentes, leva aos professores a uma busca ativa por uma formação continuada que fundamente e valide as suas práticas. Estas, por sua vez, também se transformam em referências de organização administrativa, pedagógica e curricular no AEHD. A partir destas colocações, objetivou-se neste estudo, analisar como os saberes docentes têm referenciado as práticas pedagógicas executadas no AEHD no estado do Rio Grande do Norte por meio da elaboração e aplicação de um curso de formação continuada de professores em serviço. Em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC), com a Secretaria Municipal de Educação (SME/ Natal) e com o Programa de Formação Continuada do Centro de Educação (PROFOCO/ UFRN), desenvolveu-se o curso com professores e membros da equipe pedagógica em exercício no AEHD/RN, cujo eixo temático centrou-se nos saberes docentes e currículo. Neste contexto, o convite foi direcionado e a participação foi assegurada aos professores e assessores pedagógicos, vinculados aos órgãos supracitados, sendo facultativa a anuência para coleta de dados. Participaram ativamente do curso 20 professoras e duas assessoras pedagógicas, sendo 14 anuentes à pesquisa, o que nos permitiu coletar os dados necessários para fins deste estudo. Diante do cenário de saúde mundial e os efeitos sociais e econômicos ocasionados pela pandemia de Covid-19, as ações desta pesquisa ocorreram no formato de interação remota, com uso das tecnologias para comunicação e aprendizagem. Para coleta dos dados foram utilizados instrumentos como questionários, entrevistas coletivas e gravação de vídeo e áudios produzidos como registros dos encontros virtuais. Metodologicamente apoiamo-nos em uma   abordagem qualitativa, de natureza participativa, orientada pela pesquisa-ação. A técnica de análise de conteúdos foi escolhida como método para a investigação dos dados reunidos. Almejou-se com este estudo oportunizar e fomentar por meio do curso de formação de professores, espaços para a reflexão e discussão coletiva fundamentadas nos saberes docentes e práticas pedagógicas evidenciadas no AEHD, validando e ressignificando estes, numa perspectiva de impulsionar, isolada e coletivamente, a ação profissional neste contexto.

Externa à Instituição - ADRIANA GARCIA GONÇALVES - UFSCAR
Interna - 1296000 - ADRIANE CENCI
Interna - 3144003 - GESSICA FABIELY FONSECA
Presidente - 1717416 - JACYENE MELO DE OLIVEIRA ARAUJO