Banca de DEFESA: MARIA JOSE CAMPOS FERREIRA

DATA : 21/12/2022
LOCAL: sala Multimeios I, Centro de Educação

Ensino remoto e híbrido na Educação Infantil: práticas pedagógicas inclusivas

Educação Inclusiva; Ensino remoto e híbrido; Educação Infantil; Prática Pedagógica

Possibilitar práticas pedagógicas inclusivas na Educação Infantil durante o período da pandemia da covid-19 se tornou um grande desafio para professores, gestores, pais e toda a comunidade escolar. As motivações para a pesquisa surgem de experiências e inquietações pessoais e profissionais atuando como docente no Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI-CAp/UFRN), no contexto da pandemia da covid-19, durante os anos de 2020 e 2021, e no desejo em compartilhar as práticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas nesse período e, assim, contribuir com os estudos relacionados à educação das infâncias e ao fazer docente. Desse modo, a pesquisa teve como objetivo geral analisar como foram (re)organizadas as práticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas com as crianças, regularmente matriculadas da Educação Infantil do NEI-CAp/UFRN, no contexto do ensino remoto e híbrido. E como objetivos específicos: mapear os fatores que impactaram na efetivação das práticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas com as crianças da EI durante o ensino remoto e híbrido; identificar as estratégias inclusivas de ensino remoto e híbrido utilizadas pelos professores da EI; conhecer os materiais e recursos didáticos inclusivos utilizados pelos professores da EI com as crianças durante o ensino remoto e híbrido e desenvolver um portfólio digital colaborativo com estratégias pedagógicas inclusivas e recursos didáticos que contribuam para a aprendizagem de todas as crianças independente do contexto de ensino remoto, híbrido ou presencial. Para subsidiar a pesquisa foram estabelecidos diálogos com as atuais políticas de educação inclusiva e práticas pedagógicas na perspectiva inclusiva na EI, com estudos e discussões voltadas para o ensino durante a pandemia, englobando o ensino remoto e ensino híbrido, a contextualização do NEI e os conceitos da Teoria Histórico-Cultural. A investigação adota abordagem qualitativa e de natureza descritiva e configura-se como um estudo de caso. Foram utilizados como procedimentos de coleta e produção dos dados: a análise de fontes documentais da instituição relacionados à inclusão e ao período de ensino remoto emergencial e híbrido e entrevistas semiestruturadas, realizadas online pela plataforma Google Meet, com professoras e coordenadoras. Foram convidados para participar da pesquisa 2 coordenadores da instituição e 3 docentes que atuaram na Educação Infantil durante o período de 2020 e 2021. Os dados foram analisados com base na análise textual discursiva. Na análise destacamos como categorias a organização do trabalho pedagógico e as mediações. No período, a investigação identificou quatro diferentes modelos de ensino: o ensino remoto emergencial com encontros assíncronos e envio de sugestões de vivências a serem realizadas e mediadas pelas famílias e sem caráter obrigatório; o ensino remoto com encontros síncronos e assíncronos com a mediação dos professores e das famílias; o terceiro modelo com encontros síncronos diários e por último, o modelo híbrido. Esses também foram base para produzir, em colaboração dos docentes que participaram da pesquisa, um portfólio digital compartilhando estratégias pedagógicas e recursos didáticos que foram utilizados para contribuir com a aprendizagem de todas as crianças. Acreditando na necessidade e na importância de compartilhar práticas pedagógicas exitosas, o estudo almeja socializar como elas foram desenvolvidas e vivenciadas na EI, durante o período de ensino remoto e híbrido, e como elas podem contribuir com a inclusão de todas as crianças em outros contextos.

Presidente - 1296000 - ADRIANE CENCI
Interna - 1717416 - JACYENE MELO DE OLIVEIRA ARAUJO
Interna - 2432915 - MARISTELA DE OLIVEIRA MOSCA
Externa ao Programa - 1337862 - JANAÍNA SPEGLICH DE AMORIM CARRICO - UFRNExterna à Instituição - FRANCILEIDE BATISTA DE ALMEIDA VIEIRA - UERN