Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANNA MEDEIROS DA SILVA

DISCENTE : MARIANNA MEDEIROS DA SILVA
DATA : 02/12/2022
LOCAL: On line - Google Meet

PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONCEPÇÕES E PROPOSIÇÕES PARA UMA VIVÊNCIA FORMATIVA NA PERSPECTIVA DA BIDOCÊNCIA

Professor da Educação Especial; Bidocência Colaborativa; Formação continuada.

Com os esforços da sociedade no planejamento de contextos educacionais inclusivos e a busca em dirimir as barreiras encontradas nesses contextos, no Estado do Rio Grande do Norte foi criado no ano de 2015, o cargo de Professor de Educação Especial para docentes atuarem em salas de aula regular, junto com professores regentes da turma, colaborando no processo de ensino e aprendizagem de estudantes público alvo da Educação Especial. Com os desdobramentos da atuação docente entre dois professores na sala de aula regular, supomos alguns desafios e possibilidades que vão se configurando, ganhando a necessidade de se refletir sobre como tem ocorrido a atuação desse novo profissional e da validade de suas ações para o processo de inclusão escolar dos alunos que acompanha, à partir das concepções de ensino, aprendizagem, mediação, pessoas com deficiência, educação inclusiva que traz consigo? O que nos levou a desenvolver a proposta de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo Exploratória, com o objetivo principal de      Analisar, no discurso de professores da Educação Especial do Ensino Médio, suas concepções quanto a deficiência, mediação, Ensino e Aprendizagem, ação docente, colaboração,  estudantes com deficiência e inclusão escolar, bem suas necessidades formativas. A construção dos dados realizada à partir de um questionário com perguntas abertas e fechadas e uma entrevista semi-estruturada aplicada em Grupo Focal com seis (6) professores de Educação Especial atuantes no Ensino Médio de escolas da rede estadual de ensino. Também aplicamos uma entrevista semiestruturada com duas (2) representantes da Subcoordenadoria de Educação Especial - SUESP, com duas (2) Supervisoras de Educação Especial da 2ª DIREC - PARNAMIRIM. O Produto da empiria se materializará em formato de uma vivência formativa com professores de Educação Especial atuantes no Ensino Médio e de um Módulo Orientador para Formação Continuada dos Professores de Educação Especial da 2ª DIREC-PARNAMIRIM/RN. Os dados até então obtidos se encontram em organização para a análise, norteada pelos princípios da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) e interpretados à luz da literatura especializada na área de estudo.

Externa à Instituição - ADEMARCIA LOPES DE OLIVEIRA COSTA - UFAC
Interna - ***.422.544-** - LISIE MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS - UFPB