Banca de QUALIFICAÇÃO: HELAYNE CRISTINA CARVALHO DO NASCIMENTO

DISCENTE : HELAYNE CRISTINA CARVALHO DO NASCIMENTO
DATA : 22/02/2022
LOCAL: sala do google meet

Formação continuada docente para a alfabetização de estudantes com deficiência intelectual: experiências com uso de vídeos.

Alfabetização. Deficiência intelectual. Formação docente.  vídeo educacional.

A presente pesquisa intitulada Formação continuada docente para a alfabetização de estudantes com deficiência intelectual: experiências com uso de vídeos busca responder a problemática que emerge a partir das reflexões advindas de experiências no espaço escolar, com o intuito de construir novos paradigmas de processo formativo, a partir da resposta à problemática indagadora: como um processo de formação docente, que utiliza vídeos, pode contribuir com a formação continuada de professores alfabetizadores de alunos com deficiência intelectual? Para tanto, essa pesquisa tem como objetivo geral: analisar o processo de formação continuada docente de alfabetizadores por meio de vídeos direcionados a professores de alunos com deficiência intelectual (DI). A pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho exploratório, com característica interventiva e colaborativa, realizada no contexto escolar, com professoras do ensino fundamental anos iniciais, que lecionam em turmas do 1º ao 3º ano. Fundamenta-se no arcabouço teórico desenvolvido por Ferreiro (2011); Glat, Pletsch (2012); Magalhães (2006), Mantoan (2003); Nóvoa (2009, 2017, 2018); Soares (2016, 2020); Tardif (2002), entre outros. Em termos metodológicos, segue os pressupostos de Bogdan e Biklen (1994) Aguiar e Rocha (1977) e Bardin (2009), por meio dos quais foram planejados, coletados e organizados os dados da pesquisa, obtidos através de questionários, entrevistas e observação participante dos encontros formativos. Como resultados esperados almeja-se desenvolver o processo formativo capaz de contribuir com as concepções dos professores participantes da pesquisa sobre o processo de alfabetização da criança com DI, utilizando-se de vídeos - o que se configurará como produto educacional da pesquisa.

Presidente - 1756133 - RITA DE CASSIA BARBOSA PAIVA MAGALHAES
Interna - 2313711 - FLAVIA ROLDAN VIANA