Banca de DEFESA: JÉSSIKA ALINE DO NASCIMENTO MEDEIROS

DISCENTE : JÉSSIKA ALINE DO NASCIMENTO MEDEIROS
DATA : 24/10/2022
LOCAL: Sala de reunião da GEP, na Maternidade Escola Januário Cicco-UFRN / Videoconferência

Caracterização do perfil de citocinas do eixo Th1/Th2 e Th17 e do polimorfismo gênico de pacientes com câncer cervical.

Câncer cervical, polimorfismo genético, citocinas, células Th1, células Th2 e células Th17.

O câncer de colo de útero (CCU) é um problema de saúde pública que acomete inúmeras mulheres em todo o mundo e sua etiologia e patogenia estão intrinsecamente ligadas ao Papilomavírus Humano (HPV), representando a quarta causa de mortes entre as mulheres. Estimativas relatam que cerca de 80% das mulheres sexualmente ativas irão adquirir uma infecção ao longo da vida. Sabe-se que o sistema imune do hospedeiro, na grande maioria dos casos, consegue eliminar o vírus HPV, porém em alguns casos a paciente evoluirá para infecção persistente, que culminará com o surgimento do câncer cervical. Considerando a importância do sistema imune nesse processo, fazse necessário a compreensão das células e mecanismos envolvidos. Portanto, avaliar o padrão células T helper 1, 2 e 17 (Th1, Th2 e Th17) via quantificação de citocinas e associar o polimorfismo gênico do eixo IL-17-RA17 é o objetivo do presente estudo. Trata-se de um estudo observacional do tipo casocontrole, com aquisição dos dados e amostras de forma retrospectiva, tendo sido coletados no período de 2015 a 2019, sendo a população de estudo foi composta por 428 amostras de um grupo de pacientes com indicação de lesão intraepitelial e câncer cervical do ambulatório de Patologia Cervical e Oncologia da Maternidade Escola Januário Cicco e o Hospital Luiz Antônio da Liga Contra o Câncer, as mesmas foram estratificadas em 104 (24 %) com câncer cervical (CC), 125 (29 %) com lesão de alto grau, 86 (20 %) com lesão de baixo grau, 104 (24%) eram NILM, e 9 (3%) de lesões indeterminadas, sendo as pacientes identificadas como NILM classificadas como controle, nesse estudo. A execução desse trabalho envolve a realização do polimorfismo gênico de IL17A e IL17RA nas seguintes etapas: extração e quantificação de DNA; Reação em Cadeia da Polimerase (PCR); e eletroforese, enquanto a quantificação de citocinas foi realizada por meio do kit para citocinas BD™ Cytometric Bead Array (CBA) Human Th1/Th2/Th17. Em nossa casuística os dados apontaram que parece não haver associação do polimorfismo gênico do eixo IL-17-RA17 com o diagnóstico de CCU, ademais em nosso estudo as citocinas apresentaram valores abaixo do limite de detecção, o que pode ser justificado pela ação do HPV ser um vírus pouco citopático, imperceptível ao sistema imunológico.

Presidente - 3313589 - JANAINA CRISTIANA DE OLIVEIRA CRISPIM FREITAS
Interna - 1801992 - PAULA RENATA LIMA MACHADO
Externa à Instituição - MARCIA EDILAINE LOPES CONSOLARO - UEM
Notícia cadastrada em: 21/10/2022 09:12