Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONARDO LUIZ CALADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEONARDO LUIZ CALADO
DATA: 12/12/2012
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Juazeiro, Centro de Biociências, UFRN.
TÍTULO:

Reprodução artificial de espécies estuarinas da família Gerreidae - Criopreservação de sêmen e caracterização genética com fins biotecnológicos - REPROGEN.


PALAVRAS-CHAVES:

Piscicultura marinha; Gerreidae; criopreservação de gametas; citogenética de peixes; processos biotecnológicos.


PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

Os Perciformes são dominantes no ambiente marinho, caracterizados como a maior e mais diversificada Ordem de peixes dentre os teleósteos. Muitas de suas famílias, como os Gerreidae, conhecidos popularmente como carapicus, carapebas, ou mojarras, têm um alto potencial econômico, no que se diz respeito à piscicultura marinha, extrativismo e pesca esportiva. Informações genéticas destas espécies são de fundamental importância para seu manejo e produção. Mesmo assim, das 13.000 espécies de peixes marinhos descritos apenas 2% foram estudadas sob o ponto de vista citogenético e menos de 1% sobre suas características reprodutivas. A reprodução induzida, a citogenética e a criopreservação de gametas, representam importantes áreas de estudo em peixes, sendo o Brasil, um dos maiores expoentes No presente projeto análises citogenéticas visarão caracterizar geneticamente espécies da família Gerreidae, ocorrentes no litoral e regiões estuarinas do Nordeste do Brasil, através de métodos convencionais (Ag-RONs, bandamento C) e moleculares (fluorocromos base-específicos, DAPI-CMA3, enzimas de restrição e bandas de replicação) e mapeamento cromossômico de genes marcadores através da hibridação in situ com sondas fluorescentes (FISH) dos genes ribossomais 18S e 5S. Por conseguinte, propiciarão informações com diferentes propósitos de manejo, seja em populações naturais, como a identificação de diferenciações intra e interpopulacionais, voltada para a conservação biológica, seja visando subsidiar técnicas de melhoramento genético baseadas em processos de poliploidização ou hibridação interespecíficas e formação de estoques cultiváveis. A definição dos parâmetros relacionados às células germinativas dos Gerreidae possibilitarão o conhecimento das características reprodutivas aplicadas essenciais para a produção de gametas viáveis e sua posterior conservação e utilização em fertilização in vitro. Protocolos serão desenvolvidos para a reprodução artificial por intermédio de indução com análogos de hormônios liberadores de gonadotropinas, elaboração de meios diluidores para congelamento de sêmen e avaliação da eficiência destes e dos crioprotetores na motilidade e viabilidade espermática pós-congelamento. As técnicas de reprodução induzida e criopreservação de gametas contribuirão para o conhecimento da biologia reprodutiva básica das espécies, assim como subsidiarão práticas de manejo e exploração adequadas dos estoques pesqueiros, permitindo uma produção e renda constante ao longo do ano. Assim, os protocolos desenvolvidos para este grupo de peixes com grande potencial de cultivo, constituirão um passo importante para incrementar a geração e difusão de renda, através do desenvolvimento da piscicultura marinha na região Nordeste do Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3646062 - CARLOS ALFREDO GALINDO BLAHA
Externo ao Programa - 350285 - JOAO MARIA GOMES ALENCAR DE SOUZA
Externo ao Programa - 2257836 - PAULO SERGIO MARINHO LUCIO
Notícia cadastrada em: 29/11/2012 20:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao