Banca de DEFESA: UEDSON PEREIRA JACOBINA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: UEDSON PEREIRA JACOBINA
DATA: 28/09/2012
HORA: 09:00
LOCAL: Centro de Biociências, UFRN
TÍTULO:

Parâmetros citogenéticos de espécies comerciais de Carangidae (Perciformes), com vistas a sua empregabilidade na conservação Biológica e piscicultura marinha.


PALAVRAS-CHAVES:

Piscicultura Marinha, Diversificação Cariotípica, Inversões Pericêntricas.


PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
RESUMO:

Em todo o mundo, as famílias Carangidae e Rachycentridae representam um dos grupos de peixes comerciais mais importantes, usados para fins alimentares, e de grande potencial para piscicultura marinha. Entretanto, bases genéticas que possam alicerçar o futuro cultivo destas espécies, entre estas seus aspectos citogenéticos são incipientes. Os padrões cromossômicos têm fornecido dados básicos para a prospecção de processos biotecnológicos de manipulação cromossômica voltados ao melhoramento genético, como a indução a poliploidia, ginogênese e androgênese, assim como obtenção de estoques monossexo e hibridizações interespecíficas. Neste trabalho é apresentado um amplo levantamento citogenético em oito espécies, sendo sete da família Carangidae e uma da monotípica família Rachycentridae. Análises citogenéticas clássicas e de mapeamento in situ de sequências multigênicas foram empregadas. e adicionalmente para espécies do gênero Selene, foram realizadas comparações através de morfometria geométrica. Em geral, as espécies exibem um marcante conservadorismo cromossômico numérico (2n=48). Apesar de apresentar, em grande parte, fórmulas cariotípicas diferenciadas, conservam diversas características cromossômicas típicas da Ordem Perciformes, como elevado número de elementos monobraquiais, sítios Ag-RONs/18S DNAr simples e heterocromatina reduzida, preferencialmente centromérica. Os principais mecanismos envolvidos na diversificação cariotípica são as inversões pericêntricas, com ação secundária de fusões cêntricas.  Além do mapeamento físico e detalhamento cromossômico para as espécies são apresentados e discutidos padrões de variabilidade intra e diversificação interespecíficas, marcadores citotaxonômicos. Este conjunto dos dados propicia um melhor conhecimento dos padrões carioevolutivos destes grupos e condições para o desenvolvimento de protocolos biotecnológicos baseados na manipulação cromossômica para estas espécies Atlânticas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3646062 - CARLOS ALFREDO GALINDO BLAHA
Externo à Instituição - LILIANE DE LIMA GURGEL - IFRN
Externo à Instituição - ORLANDO MOREIRA FILHO - UFSCAR
Externo à Instituição - VITOR DE OLIVEIRA LUNARDI - UFERSA
Presidente - 1199139 - WAGNER FRANCO MOLINA
Notícia cadastrada em: 18/09/2012 09:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao