Banca de DEFESA: JANAINA FERREIRA ADERALDO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JANAINA FERREIRA ADERALDO
DATA : 29/07/2022
LOCAL: https://meet.google.com/rpp-znuk-xxk

INFERTILIDADE E MERCADO GLOBAL EM REPRODUÇÃO ASSISTIDA: ANÁLISE SITUACIONAL, AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIA PARA SELEÇÃO ESPERMÁTICA E LEVANTAMENTO DE MICROBIOTA SEMINAL

Infertilidade; reprodução humana assistida; market; mercado global; add-ons; microfluidica para seleção espermática; MFSS; microbioma seminal; WGS; espermograma; qualidade seminal.

A infertilidade é definida como o insucesso em obter uma gestação após 12 meses de relações sexuais regulares desprotegidas ou como condições incompatíveis com o encontro de gametas. Praticamente todas as regiões experimentaram declínio da fecundidade nas últimas décadas, a ponto de constar nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas, que inclui a infertilidade como um problema de saúde global. Nesse contexto, o tamanho do mercado global de tecnologia de reprodução assistida (ART) foi de cerca de USD 26 bilhões de dólares em 2019 e deve chegar a USD 45 bilhões até 2025. Realizamos uma revisão de escopo como ponto de partida para a compreensão do cenário do mercado global em reprodução humana assistida (RHA). Para tal, utilizamos a modelagem de tópicos, ferramenta automatizada utilizada na detecção de padrões textuais. Desta forma, identificamos os tópicos mais abordados em textos revisados por pares e literatura cinzenta relacionados ao mercado em RHA. Apresentamos estes topicos de forma estruturada e comentada, tendo como principais achados: a) apesar do mercado em RHA movimentar bilhões de dólares mundialmente e possuir expectativas de crescimento de oferta e de demanda em todos os cenários estudados, apesar dos avanços tecnológicos e inserção de tecnologias acessórias (add-ons) ao longo das últimas décadas, as taxas globais de sucesso em RHA permanecem em torno de 30% dos ciclos realizados; e b) o número de textos sobre avaliação destas tecnologias em saúde (ATS) foi inexpressivo, apesar de movimentarem cerca de USD 13.75 bilhões dolares em 2020 e de não possuírem evidências significativas sobre as taxas de sucesso em RHA. Das tecnologias supracitadas, está em voga a utilização de microfluídica para a seleção espermática (MFSS). Realizamos a primeira meta-analise com objetivo de identificar potenciais benefícios na utilização deste dispositivo sobre as taxas de gravidez clínica e abortamento em tratamentos de reprodução assistida (TRA). Os resultados indicam discretos aumento na taxa de gravidez clínica e diminuição nas taxas de abortamento em relação às técnicas de seleção espermática por gradiente de densidade e swim-up; contudo, estes resultados não apresentaram significância estatística. Desta forma, os indicadores de sucesso em TRA mais robustos permanecem sendo a idade materna, a reserva ovariana e a análise espermática quali-quantitativa. Pesquisadores têm se dedicado à busca de fatores imunogéneticos que contribuam na elucidação dos fatores-chave responsáveis pela infertilidade, em especial nos casos sem causa aparente. Por esta razão, nos dedicamos ao primeiro estudo mundial na aplicação da prospeção metagenômica em amostras seminais, cuja escolha da técnica se justifica pela possibilidade de identificação não-direcionada de organismos. Utilizamos um pool de amostras seminais disponibilizadas por voluntários na Unidade de Direitos Reprodutivos na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC). Encontramos 71,3% de domínio bacteriano, 27,6% eucaritótico e 1,1% de comunidade viral. Esses achados ampliam a visão atual sobre a microbiota funcional e apontam futuras investigações como o papel de microrganismos não cultiváveis no sistema reprodutivo. Além disso, as famílias Herv identificadas em amostras seminais merecem estudos com perspectiva funcional e evolutiva. Esses dados contribuem para uma nova frente de pesquisa no diagnóstico de doenças relacionadas à fertilidade.

Presidente - 1880243 - DANIEL CARLOS FERREIRA LANZA
Externa ao Programa - 1718086 - DANIELLE BARBOSA MORAIS - UFRNExterno ao Programa - ***.283.220-** - RICARDO NEY OLIVEIRA COBUCCI - EBSERH
Externo à Instituição - RODRIGO VASCONCELOS DE OLIVEIRA - UFRRJ
Externo à Instituição - MAURICIO FRAGA VAN TILBURG - FIOCRUZ