Banca de QUALIFICAÇÃO: PALOMMA RUSSELLY SALDANHA DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PALOMMA RUSSELLY SALDANHA DE ARAUJO
DATA: 13/11/2015
LOCAL: Departamento de Fisioterapia/UFRN

DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICA DE DISPOSITIVO DE TREINAMENTO MUSCULAR RESPIRATÓRIO E EVIDENCIAS SOBRE TREINAMENTO DE MÚSCULOS RESPIRATORIOS NA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA

Respiratory training, muscles breathing, breathing exercises, threshold loading.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Os músculos respiratórios são responsáveis pela geração de força e determinantes na mecânica respiratória. Disfunções musculares respiratórias podem ser decorrentes da fraqueza dos músculos inspiratórios e expiratórios e podem levar ao desenvolvimento de insuficiência respiratória, dispnéia, debilidade da tosse, cansaço e intolerância ao exercício. Fundamentado nas características de especificidade e reversibilidade dos músculos esqueléticos, em 1976 foi evidenciado que os músculos respiratórios quando submetidos à sobrecarga, induzem alterações fisiológicos estruturais e funcionais de acordo com o estímulo ao qual foi exposto. Atualmente o Treinamento Muscular Respiratório (TMR) com carga limiar pressórica tem sido amplamente utilizado pelas evidências científicas quanto à melhoria na força, resistência (endurance) e desempenho no exercício em indivíduos saudáveis e pacientes com alterações da força muscular respiratória. Diversos dispositivos importados para TMR com carga limiar pressórica estão disponíveis comercialmente, porém suas características mecânicas são direcionadas ao treinamento individual de músculos inspiratórios, ajustes de cargas inespecificos ou com degraus elevados  adicionalmente ao elevado custo. Portanto, na prática clínica muitas vezes torna-se inviavel  para treinamento com altas cargas resistivas em atletas e inadequadamente ajustável para pacientes com alteração da força muscular respiratória, como na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Adicionalemnte, considerando a indissocialidade da atividade dos musculos respiratórios durante a respiração, considerando  a inspiração e expiração como um processo continuo e combinado, treinar ambos os músculos pode ser uma opção viavel e mais eficiente para melhorar a mecância respiratória.Diversos estudos sobre os princípios de TMR relatam a frequência, intensidade e duração do treinamento, porém ainda não há um consenso sobre qual modalidade é mais eficaz em indivíduos com DPOC. O objetivo desse estudo foi desenvolver, testar e patentear um dispositivo nacional do tipo válvula de TMR a partir de modelos de dispositivos estrangeiros disponíveis no mercado, integrado para treinamento de músculos inspiratórios e expiratórios (força e endurance) com carga máxima de 200 cmH2O e ajuste de 1/2 cmH2O. Para tanto foi realizado um estudo associando três modalidades de pesquisa (1) o desenvolvimento tecnológico de um dispositivo clínico de TMR com geração de patente modelo de utilidade; (2) estudo transversal analítico para verificar os efeitos agudos de diferentes combinações de cargas inspiratórias e/ou expiratórias sobre a mecânica respiratória com o instrumento desenvolvido; (3) uma revisão sistemática associada à meta-análise para análise de treinamento muscular inspiratório em pacientes com DPOC. Considrando a disfunção dos músculos respiratórios uma consequência clínica frequente em pacientes com doenças respiratórias e neuromusculares e têm sido foco de inúmeras pesquisas evidenciando o TMR como um dos métodos mais eficazes de tratamento desses indivíduos, como resultados e impactos esperados acreditamos que o presente estudo terá relevância científica e tecnológica. Contribuira para melhoria da prática clínica, com geração de patente e aplicação industrial e comercial. Adicionalmente os benefícios provenientes desta pesquisa darão subsídios concretos produção de conhecimento na área de biotecnologia, com divulgação em eventos científicos e elaboração de publicações, assim como incentivarão as parcerias multidisciplinares para o desenvolvimento de novas tecnologias e equipamentos cada vez mais eficientes para o tratamento de seres humanos.

Externo ao Programa - 1149619 - SELMA SOUSA BRUNO
Interno - 2085604 - SUSANA MARGARIDA GOMES MOREIRA