Banca de DEFESA: ILLIA NADINNE DANTAS FLORENTINO LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ILLIA NADINNE DANTAS FLORENTINO LIMA
DATA: 10/02/2015
LOCAL: Departamento de Fisioterapia da UFRN

Desenvolvimento, avaliação e inovação tecnológica em músculos respiratórios e mecânica respiratória.

Treinamento Muscular Respiratório, Biotecnologia, Mecânica Respiratória, Doenças Pulmonares.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional

O controle da respiração é um processo complexo e multifatorial, responsável pela manutenção da adequada homeostase e suprimento de oxigênio nos tecidos corporais. Os músculos respiratórios são parte primordial deste processo e podem ser treinados para que haja melhora na eficiência na ventilação. São descritas na literatura três modalidades de treinamento, a hiperpneia voluntária isocápnica, o treino resistido a fluxo com válvula e o treino resistido à carga pressórica. Atualmente, merece destaque uma nova modalidade definida como Tixotropia, que envolve contrações inspiratória e expiratória contrauma via aérea ocluída em diferentes volumes pulmonares, como Capacidade Pulmonar Total (CPT) e Volume Residual (VR). O presente estudo teve como objetivo desenvolver e avaliar inovações tecnológicas no âmbito de músculos respiratórios e mecânica respiratória. A pesquisa foi desenvolvida envolvendo o Laboratório de Desempenho Pneumocardiovascular e Músculos Respiratórios da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Laboratorio Tecnologie Biomedichale - TBM do Politécnico de Milão, Itália. A metodologia adotada foi composta por três itens integrados: (i) depósito de patente de um controlador automático para válvula pneumática para treinamento muscular respiratório na modalidade tixotropia; (ii) revisão sistemática; (iii) artigos científicos relacionados à utilização do instrumento desenvolvido. Os resultados compreenderam depósito de patente no Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) vinculado à UFRN, sob número 23077.077363/2014-59, revisão sistemática sobre testes de endurance com carga constante ou incremental usados em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), avaliados pela Pletismografia Optoeletrônica e artigos científicos apresentando resultados dos efeitos agudos da modalidade de treinamento tixotropia e suas repercussões sobre os volumes pulmonares em indivíduos saudáveis utilizando o instrumento desenvolvido.  Portanto, o presente estudo propiciou a criação e validação de instrumento inovador e suas evidências científicas, segundo aspectos da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), contribuindo para desenvolvimento de uma nova modalidade e instrumento de treinamento muscular respiratório a ser utilizado em pacientes com doenças que afetam a mecânica respiratória.

Externo à Instituição - ARMELE DE FATIMA DORNELAS DE ANDRADE - UFPE
Externo à Instituição - RAQUEL RODRIGUES BRITTO - UFMG
Externo à Instituição - WALTER ARAUJO ZIN - UFRN
Notícia cadastrada em: 30/01/2015 16:05