Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELMA FERREIRA DA ROCHA

DATA : 20/12/2022
LOCAL: https://meet.google.com/qfz-ibpi-ojw

PEDOGEOMORFOLOGIA EM AMBIENTE SEMIÁRIDO PARAIBANO, BRASIL

Erosão; Morfogênese; Pedogênese; Chapada.

A Pedogeomorfologia é definida como o estudo da relação solo-relevo sob diferentes aspectos: conceitual, metodológico, operacional e/ou escalar. Nas paisagens, os solos e relevos, evoluem em conjunto, neste processo, constantemente, um influencia no outro de maneiras distintas, acarretando em implicações paisagísticas e processos pedogeomorfológicos complexos. O conhecimento referente ao meio físico é essencial para orientar as políticas de ordenamento territorial, preservação ambiental e recuperação de áreas degradadas. O semiárido brasileiro é tido como uma região frágil do ponto de vista ambiental e que ainda carece de informações científicas que possibilitem o maior aprofundamento na compreensão da sua dinâmica. O objetivo desse trabalho foi realizar uma caracterização pedogeomorfológica da RPPN Olho d’água das Onças, localizada no município de Picuí-PB, semiárido brasileiro. O substrato geológico da área de estudo está associado a Formação Serra do Martins (predominância de conglomerado, arenito e lateritas). Realizou-se revisão bibliográfica e cartográfica sobre a região em análise. Para a caracterização da RPPN foram elaborados produtos cartográficos em ambiente SIG, com uso do software QGIS. Utilizou-se como base a imagem do satélite ALOS-PALSAR. Foram elaborados produtos cartográficos, como: MDE, mapa de declividade, mapa geomorfológico e mapa de solos. Realizou-se trabalhos de campo com coletas de sete perfis de solos (Neossolo Flúvico P1; Neossolo Regolítico P2; Cambissolo Háplico P3; Cambissolo Háplico P4; Neossolo Regolítico P5; Plintossolo Pétrico P6; Latossolo Amarelo P7), representando diferentes compartimentos geomorfológicos. Identificou-se cinco unidades geomorfológicas na área: i) chapada, ii) escarpa, iii) vale com fundo chato, iv) vale estrutural, e v) planície fluvial. A caracterização pedogeomorfológica da RPPN oferece informações relevantes para a futura elaboração do Plano de Manejo da Unidade de Conservação. A identificação das unidades geomorfológicas e dos solos associados, possibilitou melhor entendimento sobre as potencialidades e vulnerabilidades de cada setor. A área com relevo plano e coberturas latossólicas são as mais apropriadas para criação de zonas de uso intensivo. Por sua vez, maiores cuidados devem ser tomados com as bordas das chapadas, com maior declividade e associadas com solos pouco desenvolvidos. Nas bordas das chapadas encontram-se superfícies recobertas por couraças ferruginosas (P6). Em algumas áreas, a degradação das lateritas favorece a formação de uma concavidade, com feições de rampas suavemente inclinadas.

Presidente - 1997952 - DAVI DO VALE LOPES
Interna - 1726169 - SARA FERNANDES FLOR DE SOUZA