Banca de DEFESA: REDY ROCHA DE MEDEIROS

DISCENTE : REDY ROCHA DE MEDEIROS
DATA : 14/10/2022
LOCAL: https://meet.google.com/ohf-emhc-vwp

ANÁLISE DAS ÁREAS SUSCETÍVEIS À INUNDAÇÕES NO ESPAÇO URBANO DE CAICÓ-RN A PARTIR DE TÉCNICAS DE MODELAGEM EM AMBIENTE SIG

Suscetibilidade a inundações; Escoamento Superfical; Metodo SCS-CN.

O presente trabalho teve por objetivo realizar a análise das áreas suscetíveis à inundações no espaço urbano de Caicó/RN a partir de técnicas de modelagem em ambiente SIG, buscando relacionar as características físicas do relevo com a produção do escoamento superficial do núcleo urbano da referida área, por meio de diferentes técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto, com fim de identificar as áreas de suscetibilidade a inundações. Inicialmente caracterizou-se o sistema fluvial urbano, fazendo uso de cálculos morfométricos, tendo como base de dados o MDE oriundo da missão SRTM de 30 m de resolução espacial NASADEM, que se possibilitou a identificação do padrão de drenagem presente na referida área, o qual foi classificado como dendrítico; com base na classificação de Strahler (1962), sendo constatada a presença de 53 rios de primeira ordem, 9 rios de segunda ordem, 1 rios de quinta ordem, 1 de sexta ordem e 1 de sétima ordem; foram identificadas 60 bacias de drenagem urbana que apresentaram coeficiente de compacidade com classes próximos da unidade, correspondendo a valores entre 1,15 e 1,67, relação morfométrica do coeficiente de compacidade (Kc), mostrando que em suas condições naturais, o ambiente dispõe de bacias de drenagem com alta suscetibilidade a enchentes. Para análise do uso do solo, realizou-se procedimentos de classificação supervisionada de imagem e vetorização em tela, utilizando cenas do satélite CBERS 4A, capturadas por meio do sensor WPM que dispõe de 8 metros de resolução espacial nas câmeras multiespectrais e 2 metros de resolução espacial na banda pancromática, as classes de uso do solo e a mensuração destas, que por sua vez foram definidas como: Vegetação densa (12%), Vegetação rala e pastagem (55%), Edificações (13%), Arruamentos (3%), Corpos hídricos (4%) e Solos expostos e afloramentos rochosos (13%). Para estimativa do escoamento superficial procedeu-se com a aplicação do método SCS-CN, que possibilitou observar a presença dos Neossolos Litólicos representando 58% da área e os Luvissolos Crômicos ocupando 42% da área, ambos os tipos de solos pertencem ao grupo hidrológico D, segundo a classificação proposta por Sartori et al. (2005), este método permitiu ainda estimar o escoamento superficial médio de cada bairro da cidade de Caicó, para diferentes cenário de eventos pluviométricos e condições umidade antecedente, onde foram considerados um evento de 107 mm (cenário I), um evento de 56 mm (cenário II) e um evento de 29 mm (cenário III). Para a modelagem das áreas de inundações considerando as características físicas do relevo, realizou-se simulações por meio de execução de rotina em ambiente SIG no software QGIS, através da biblioteca “simlib”, do GRASS, os resultados do processamento final deste modelo, refere-se a mapas raster que expressam as áreas de inundações por meio de pixels com valores referentes a descarga de água, dado em m³/s; entre os bairros que apresentaram maiores índices de descargas d’água estão: o Paraíba, João XXIII, Walfredo Gurgel e Barra Nova.

Presidente - 1112649 - JOSE YURE GOMES DOS SANTOS
Interno - ***.810.044-** - EDUARDO RODRIGUES VIANA DE LIMA - UFPB
Externo à Instituição - VICTOR HUGO RABELO COELHO - UFPB
Notícia cadastrada em: 05/10/2022 11:44