Banca de QUALIFICAÇÃO: TIAGO RENOVATO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TIAGO RENOVATO DOS SANTOS
DATA: 10/07/2013
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do Nuprar
TÍTULO:

Avaliação das propriedades mecânicas e microestruturais de pastas de cimento Portland aditivadas com minerais pozolânicos quando submetidas à altas temperaturas e pressão em poços de petróleo.


PALAVRAS-CHAVES:

cimento; difração de raios X; pozolana; poços de petróleo; aditivo mineral; resistência; resíduo cerâmico; Metacaulim; Biomassa da Cana-de-Açúcar; injeção de vapor.


PÁGINAS: 142
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO:

A operação de cimentação consiste em um trabalho de extrema importância para as fases de perfuração e completação de poços de petróleo e tem grande impacto sobre a produtividade do poço. Muitos problemas podem ocorrer com o cimento, tanto durante a cimentação primária do poço como também durante seu período produtivo. As operações para correção destes problemas são frequentes, porém onerosas e demandam tempo de produção. A injeção de vapor em poços de óleo pesado vem sendo utilizada pela Petrobras para melhorar a sua recuperação causando a perda do isolamento hidráulico entre as camadas do reservatório, o que aumenta os custos de produção. O silicato de cálcio hidratado (C-S-H) é o principal produto de hidratação do cimento, sendo o principal responsável pela resistência das pastas cimentícias, além de ter boa estabilidade a temperaturas de até 110ºC, no entanto para temperaturas acima destas o C-S-H  é convertido na fase α-C2SH, mais cristalino e mais denso que o C-S-H convencional, a incorporação de materiais a base de sílica (SiO2) em pastas cimentícias produz fases cristalina, além da temperatura a qual a pasta de cimento é submetida a relação CaO/SiO2  do cimento ou da mistura cimento-aditivo mineral irá influenciar nas propriedades finais da pasta hidratada, o uso de materiais pozolânicos a base de sílica, reduz a relação CaO/SiO2, aumentando assim a resistência., a indústria de petróleo utiliza a sílica flour, a microsilica ou fly ash na cimentação de poços, estes materiais têm alto custo, portanto sugere-se o uso de materiais alternativos.  Este trabalho tem como objetivo avaliar a formação de do Silicato de Cálcio Hidrato em diferentes formulações de pastas cimentícias após serem aditivadas aos minerais Resíduo de Grés de Porcelanato, Biomassa da Cana-de-Açúcar e Metacaulinita, sendo submetidas a altas temperaturas para simulação de um poço HTTP, todas as formulações foram comparadas a uma pasta de cimento puro de referência e outra com uma composição a base de sílica flour material utilizado na indústria de petróleo como aditivo anti-retrogressão. Após serem curadas à temperatura de 38ºC e 280°C, foram realizados os testes de resistência à compressão e difração de raios X para analisar a formação do CSH em substituição ao hidróxido de cálcio. Foram obtidos resultados satisfatórios nas pastas contendo Metacaulim e Biomassa da Cana-de-Açúcar, já na pasta com adição de Resíduo Cerâmico foi observada a retrogressão. Os estudos mostraram que pequenos desvios de concentração química e região de amorficidade de um aditivo mineral pode ser crucial determinar a sua capacidade de reação química como aditivo pozolânco revelando que quando submetidos à condições de altas temperaturas em poços de petróleo sofrem retrogressão com mais facilidade que as pastas com adição de minerais pozolânicos cristalinos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 349770 - DULCE MARIA DE ARAUJO MELO
Externo ao Programa - 1804366 - JULIO CEZAR DE OLIVEIRA FREITAS
Externo à Instituição - MARCOS ALYSSANDRO SOARES DOS ANJOS - IFRN
Externo ao Programa - 347420 - MARCUS ANTONIO DE FREITAS MELO
Notícia cadastrada em: 09/07/2013 11:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao