Banca de QUALIFICAÇÃO: HENRIQUE CLEMENTINO DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HENRIQUE CLEMENTINO DE SOUZA
DATA: 14/02/2013
LOCAL: Auditório do CCET

ANÁLISE GEOLÓGICO-GEOMORFOLÓGICA DO ESTUÁRIO DO POTENGI E SISTEMA PRAIAL ADJACENTE: SUBSÍDIOS PARA ESTUDOS DO QUATERNÁRIO

Análise geológico-geomorfológica, estuário do Rio Potengi, sistema praial, Quaternário

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências

Os sistemas costeiros e estuarinos são caracterizados por serem ambientes de extrema complexidade de interação e, necessitam de maiores explicações e maior compreensão geológica e geomorfológica. O objetivo desta pesquisa é analisar na esfera geológica e geomorfológica o processo evolutivo relativo a formação do estuário do Rio Potengi e sistema praial adjacente sob o ponto de vista da gênese quaternária. A área estudada encontra-se limitada pela praia de Santa Rita (a norte) e pela Praia da Ponta do Flamengo localizada no município de Parnamirim (a sul), situando-se entre as latitudes de 05º58’00” e 05º42’00” S e as longitudes de 35º12’00” e 35º22’00” W, e pelo Estuário do Potengi em sua margem esquerda. Geologicamente a área estudada encontra-se inclusa na Bacia Pernambuco-Paraíba-Rio Grande do Norte, de idade cretácea, onde sobre a mesma é encontrada uma seqüência tércio-quaternária (Formação Barreiras) e sedimentos quaternários pleistocênicos e holocênicos relativos a dunas fixas e móveis, depósitos praiais, depósitos flúvio-estuarinos e terraços fluviais. As atividades desenvolvidas nesta pesquisa foram subdivididas em: pesquisa bibliográfica/cartográfica, trabalhos de campo (obtenção de perfis geológicos e coleta de sedimentos), trabalhos em laboratório (análises granulométricas e atividades de datação de sedimentos) e integração dos dados. Como resultados obtidos verificou-se que ao longo da área pesquisada verifica-se a predominância do tipo de praia intermediária com relevo plano a suavemente ondulado. Com relação ao estuário do rio Potengi classifica-se o mesmo como sendo típico de regiões de planície costeira, o qual se formou durante a transgressão do mar durante o Holoceno, que inundou os vales do rio. As feições morfoestruturais denotam a importância da neotectônica na configuração da paisagem estudada, sendo reconhecidas como descontinuidades que ser atribuídas a conjunto de falhas que condicionam o relevo e no controle da distribuição das coberturas sedimentares. Do ponto vista sedimentológico, dos 12 pontos de amostragem sedimentológica obteve-se uma predominância de 67% de ocorrência de areia de granulometria fina com a porcentagem restante inerente a sedimentos de granulometria média. Os terraços marinhos e as formações dunares através da obtenção de dados por meio do método de LOE apresentaram conjuntos de idades pleistocênicas diversificadas sendo o mais antigo, com 62.000 e 90.000 anos (Praia de Cotovelo) e os mais novos, com 33.000 – 40.800 anos (Praia de Ponta Negra). Em se tratando das áreas continentais que correspondem ao vale do Estuário do Rio Potengi através da obtenção de dados por meio do método de LOE apresentam conjuntos de idades pleistocênicas diversificadas sendo o mais antigo, com 106.000 e 170.000 anos (municípios de Macaíba e São Gonçalo do Amarante, respectivamente) e os mais novos, com 21.000 – 47.000 anos (municípios de São Gonçalo do Amarante e Macaíba, respectivamente). No tocante as idades holocênicas tais idades foram constatadas apenas para os materiais provenientes das áreas continentes pertencentes ao trecho do vale do Estuário do Rio Potengi, as quais através da obtenção de dados por meio do método de LOE apresentam conjuntos de idades holocênicas diversas, sendo a mais antiga representada por 6.600 anos e a mais nova representada por 1.300 anos. Infere-se que as elevadas taxas de sedimentação, observadas durante a mais recente subida pósglacial do nível médio relativo do mar são registros que oferecem excelentes condições para o estudo da transgressão marinha tanto no sentido dos processos morfosedimentares, bem como no sentido da própria elevação do nível médio do mar.

Interno - 350640 - FRANCISCO HILARIO REGO BEZERRA
Externo ao Programa - 1161652 - FRANCISCO PINHEIRO LIMA FILHO