Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELL JOHN MEDEIROS DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELL JOHN MEDEIROS DE ARAUJO
DATA: 15/12/2011
LOCAL: Auditório do LAUT
TÍTULO:

Sistema de detecção de vazamentos baseado em análise espectral do sinal de pressão


PALAVRAS-CHAVES:

detecção de vazamentos, processamento digital de sinais, análise espectral.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
ESPECIALIDADE: Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais
RESUMO:

O termo derramamento de petróleo se refere a liberação de petróleo ou derivados no ambiente por ação do homem. Os derramamentos causam enormes prejuízos econômicos e ambientais. Políticas de segurança rigorosas reduzem a probabilidade de ocorrência de derramamentos, mas não eliminam completamente. Por isso, a indústria petrolífera vem investindo em procedimentos de detecção que permitam a redução da quantidade de material despejado. Existem inúmeros princípios de detecção de vazamentos. Este trabalho propõe um sistema de detecção e localização de vazamentos em oleodutos baseado em análise espectral dos sinais de pressão. O sistema foi projetado para um duto de 16'' de diâmetro e 9,8 km de extensão. O sistema tem arquitetura SCADA. A detecção é realizada por algoritmos embarcados em processadores digitais de sinais (DSPs).

A idéia é que, durante os vazamentos, ondas de frequências características se propagam pela tubulação. Definir que frequências são estas, em que momento elas ocorrem e se são capazes de identificar os vazamentos são os objetivos deste trabalho.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 350693 - ANDRE LAURINDO MAITELLI
Interno - 347628 - ADRIAO DUARTE DORIA NETO
Externo à Instituição - JOSE ALVARO DE PAIVA - IFRN
Notícia cadastrada em: 14/12/2011 11:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao