Banca de DEFESA: GLYDIANNE MARA DIOGENES FERNANDES

DISCENTE: GLYDIANNE MARA DIOGENES FERNANDES
DATA: 09/09/2011
LOCAL: Sala de seminário (Térreo)

ESTUDO DA PERDA DE CARGA E CALOR NO POÇO INJETOR NO PROCESSO DE DRENAGEM GRAVITACIONAL ASSISTIDA POR VAPOR (SAGD)

Perda de carga, modelagem, simulação, segregação gravitacional, SAGD.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química

As empresas da área de petróleo em geral estão à procura de novas tecnologias que possam elevar o fator de recuperação do óleo contido em seus reservatórios. Esses investimentos têm como principal objetivo reduzir os custos dos projetos, que são elevados. A injeção de vapor representa um desses métodos especiais de recuperação, em que vapor é injetado no reservatório com o objetivo de reduzir a viscosidade do óleo e torná-lo mais móvel. O processo de drenagem gravitacional assistida por vapor (SAGD) utiliza a injeção de vapor em seu mecanismo, assim como dois poços horizontais paralelos. Neste processo o vapor é injetado através do poço injetor horizontal, em seguida uma câmara de vapor é formada no reservatório aquecendo o óleo e, pela ação das forças gravitacionais, este óleo é drenado em direção ao poço produtor. O presente trabalho tem como objetivo analisar a influência da perda de carga e calor ao longo do poço injetor no processo SAGD. Foram realizadas simulações numéricas através do simulador térmico STARS da CMG (Computer Modelling Group). Os parâmetros estudados foram à condutividade térmica da formação, a vazão de injeção de vapor, o diâmetro interno da coluna, a qualidade do vapor e a temperatura. Um planejamento fatorial foi utilizado para verificar a influência dos parâmetros estudados no fator de recuperação. Foram também analisadas diferentes vazões de injeção para o modelo com perda de carga e sem perda de carga, assim como diferentes vazões máximas de produção. Finalmente, foi realizada uma análise econômica dos dois modelos com a finalidade de analisar a rentabilidade dos projetos.

Externo à Instituição - ANTONIO GILSON BARBOSA DE LIMA - UFCG
Presidente - 1679234 - JENNYS LOURDES MENESES BARILLAS