Banca de QUALIFICAÇÃO: VERUSHKA SYMONNE DE MEDEIROS LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VERUSHKA SYMONNE DE MEDEIROS LOPES
DATA: 21/07/2011
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do NUPPRAR
TÍTULO:
Avaliação preliminar da contaminação da água subterrânea em poços
tubulares, por combustíveis fósseis, no município de Natal/RN.

Avaliação preliminar da contaminação da água subterrânea em poçostubulares, por combustíveis fósseis, no município de Natal/RN.


PALAVRAS-CHAVES:

 Água subterrânea, BTEX, Gasolina.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO:

 A contaminação do solo e das águas subterrâneas tem sido objeto de grande preocupação, pois a existência de uma área contaminada pode gerar problemas como danos à saúde humana, comprometimento da qualidade dos recursos hídricos e restrições ao uso do solo. Dentre os diferentes tipos de poluentes tipicamente atribuídos às atividades humanas, os produtos de petróleo são um dos mais relevantes em razão de seu potencial tóxico. Esta toxicidade é atribuída à presença de substâncias como benzeno e seus derivados que são muito tóxicos ao sistema nervoso central do homem, apresentando toxicidade crônica, mesmo em pequenas concentrações. O envolvimento de postos revendedores de combustíveis com acidentes ambientais refere-se, geralmente, a vazamentos provenientes de tanques de armazenamento subterrâneo de gasolina (TAS), no entanto, as próprias atividades de abastecimento de veículos, transferência do combustível dos caminhões para os tanques subterrâneos e troca de óleo também podem constituir fontes de contaminantes, ocasionando sérios problemas ambientais e representando um risco potencial para a sociedade, quando há comprometimento das águas subterrâneas que abastecem uma determinada região. A área escolhida para estudo foi o município de Natal, onde foram coletadas amostras em 6 diferentes zonas no município e avaliadas a contaminação por hidrocarbonetos voláteis (BTEX), portanto este trabalho, teve como principal objetivo, avaliar a qualidade das águas subterrâneas que abastecem alguns poços de captação destinados ao abastecimento público e comercial, na região urbana do município de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte, contribuindo para o diagnóstico ambiental do município.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 348475 - DJALMA RIBEIRO DA SILVA
Externo ao Programa - 7350310 - MARIA DE FATIMA VITORIA DE MOURA
Externo à Instituição - ANDREA FRANCISCA FERNANDES BARBOSA - UnP
Notícia cadastrada em: 15/07/2011 15:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao