Banca de DEFESA: LUCIANA DE SOUSA FRAZAO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANA DE SOUSA FRAZAO
DATA: 30/06/2011
HORA: 15:30
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

CARACTERIZAÇÃO BATIMÉTRICA E FISICO-OCEANOGRÁFICA DO PORTO DE CABEDELO/PB: UMA ANÁLISE AMBIENTAL AO DERRAME DE ÓLEO


PALAVRAS-CHAVES:

 geoestatística; porto de cabedelo; derrame de óleo.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO:

A região estudada do Porto de Cabedelo, no estado da Paraíba, Nordeste do Brasil, é uma área passível ao derramamento acidental de óleo por apresentar um intenso tráfego de navios de grande porte. O reconhecimento da morfologia de fundo do canal de acesso ao porto e áreas adjacentes através da análise batimétrica e sonográfica objetivou avaliar a influência das correntes superficiais e de fundo na modelagem do leito marinho, incluindo a aquisição de informações sobre a localização de corpos rochosos submersos e a espessura desses corpos que podem vir a se tornar armadilhas naturais para colisão, encalhe de navios e o aprisionamento de óleo em casos de vazamentos, além de obter a relação entre tipos de leito e as condições hidrodinâmicas atuais na região. Nesse contexto, foram trabalhados dados batimétricos (profundidade), físico-oceanográficos (altura de coluna d’água, intensidade e direção das correntes e das ondas) e meteorológicos (intensidade e direção dos ventos) do canal de acesso ao Porto de Cabedelo/PB e sua bacia de evolução (local onde os navios atracam), incluindo ainda ferramentas do Sensoriamento Remoto (imagens Landsat 7 ETM+), para que as imagens e os resultados obtidos sejam integrados em Sistemas de Informação Geográfica e utilizados na elaboração de medidas que visem à proteção ambiental de áreas costeiras sob influência de instalações desse porte, servindo como subsídio para elaboração de um plano de contingência em casos de derrames de óleo na região. Como principais resultados destacam-se as técnicas de aquisição de dados hidroacústicos utilizando em conjunto levantamentos batimétricos de alta e baixa freqüência. A partir disso, foram elaboradas cinco cartas batimétricas no padrão DHN, apresentando a profundidade em metros, na escala de 1:2.000 (Bacia de Evolução e Canal de Acesso ao Porto de Cabedelo). A partir do digrama de dispersão dos vetores de correntes, pode-se observar como a corrente de maré sofre uma canalização devido ao canal do rio Paraíba do Norte e com sentido bidirecional provocado pelo efeito da maré (vazante e enchente) na bacia de evolução Porto de Cabedelo, no sentido NW-SE.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 350698 - VENERANDO EUSTAQUIO AMARO
Interno - 277437 - MARCELA MARQUES VIEIRA
Externo ao Programa - 1222082 - ADA CRISTINA SCUDELARI
Notícia cadastrada em: 29/06/2011 11:39
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