Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO CESAR PEREIRA DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: BRUNO CESAR PEREIRA DA COSTA

DATA: 27/05/2010

LOCAL: Sala de Seminários

TÍTULO:

Avaliação ambiental dos manguezais adjacentes aos campos petroliferos de Macau e Serra (RN), como subsídio às medidas mitigadoras ao processo erosivo.


PALAVRAS-CHAVES:

mudanças climáticas; ecossistemas manguezal; gerenciamento costeiro; reflorestamento; sequestro de carbono


PÁGINAS: 100

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia Química

RESUMO:

 Dentre os diversos efeitos provocados pelas mudanças climáticas e pela intervenção humana, as alterações no ecossistema manguezal vêm merecendo destaque, cujas implicações para os ambientes estuarinos e costeiros adjacentes ainda estão distantes de serem conhecidas. Isto ocorre devido ao dinamismo presente nessas áreas, assim como a dificil compreensão dos processos associados à evolução das mesmas. O presente estudo teve como principal objetivo avaliar ambientalmente manguezais adjacentes aos campos petrolíferos de Macau e Serra( RN), localizados no litoral setentrional do Rio Grande do Norte, como subsídio às medidas mitigadoras ao processo erosivo, além de, dentro dos princípios do chamado Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), avaliar a quantidade de carbono atmosférico sequestrado´para o ecossistema estudado. Através de mapeamento, foi realizado um inventário, o que forneceu subsídios para o delineamento desta pesquisa, principalmente, no que diz respeito à caracterização estrutural da área de manguezal. Para entender o comportamento do manguezal em questao em um nivel maior de detalhe, buscaram-se explicações em unidades espaciais maiores. Técnicas de Sensoriamento Remoto, SIG e GPS forneceram informações de comparação entre os estados atual e passado do manguezal, possibilitando projeções antecipadas para os futuros impactos ou alterações desta região.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 277437 - MARCELA MARQUES VIEIRA
Externo à Instituição - MICHAEL VANDESTEEN SILVA SOUTO - NENHUMA
Externo à Instituição - MIRIAM CUNHA DO NASCIMENTO - PETROBRAS
Presidente - 350698 - VENERANDO EUSTAQUIO AMARO
Notícia cadastrada em: 09/07/2010 10:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao