Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCO ANTONIO DANTAS DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCO ANTONIO DANTAS DE SOUZA
DATA : 05/05/2023
LOCAL: D1A

Proposta de um modelo de maturidade baseado em normas padronizadas para avaliação de sustentabilidade de laboratórios de análises químicas em instituições públicas de ensino superior

Modelo de Maturidade, Sustentabilidade, Sistemas de Gestão Integrados, ISO 17025.

A crescente demanda por produtos e serviços sustentáveis tem se tornado uma exigência constante pelas diversas partes interessadas de uma organização. Os institutos de ensino superior (IES) possuem um papel fundamental na formação de profissionais conscientes e competentes para condução dessas mudanças. Os laboratórios de análises químicas congregam características onde a adoção de sistemas de gestão maduros e eficientes mostra-se  essencial não só para a melhor formação dos recursos humanos da instituição, como podem ainda corroborar com a  captação de projetos de pesquisa e outros serviços destinados à sociedade. Os modelos de maturidade auxiliam nas etapas necessárias para este crescimento de modo sustentável. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um Modelo de Maturidade baseado em normas padronizadas para direcionar as demandas de Sustentabilidade dos laboratórios inseridos nas IES. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa exploratório-descritiva, utilizando levantamento bibliográfico, pesquisa de campo e estudo de caso, com o objetivo de entender a percepção dos gestores  quanto a adoção de um modelo de maturidade e, com isso, propor e validar um modelo adequado à realidade dos laboratórios. A pesquisa constatou ser relevante para os gestores a utilização de um modelo, que foi desenvolvido baseado nas características e dificuldades presentes no âmbito das instituições públicas de ensino.

Presidente - 2456706 - MARIO ORESTES AGUIRRE GONZALEZ
Interna - 2140818 - AMANDA DUARTE GONDIM
Externo ao Programa - 1217007 - ANDRE LUIS SANTOS DE PINHO - UFRNExterno à Instituição - HUMBERTO DIONISIO DE ANDRADE - UFERSA
Notícia cadastrada em: 28/04/2023 08:35