Banca de QUALIFICAÇÃO: AIMEE ATAIDE DE OLIVEIRA MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AIMEE ATAIDE DE OLIVEIRA MEDEIROS
DATA : 28/12/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

ESTUDO DA CAPACIDADE OXADATIVA EX-SITU DO PERSULFATO GERADO ELETROQUIMICAMENTE FRENTE A DESCONTAMINAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA PRODUZIDA.


PALAVRAS-CHAVES:

Oxidação eletroquímica; persulfato; remediação do solo; fenantreno; água produzida.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

A geração de resíduos e a quantidade exorbitante de água produzida provenientes das atividades de produção e extração de petróleo são sem dúvida um dos maiores desafios para a indústria petrolífera, no qual precisam obedecer aos limites de toxicidades estabelecidos para seu correto descarte. Ainda que ajam os órgãos fiscalizadores muito se tem visto quanto a crescente contaminação dos ecossistemas e esse fato tem chamando a atenção dos cientistas em busca do emprego de tecnologias e estudos voltados para a remediação dos solos e descontaminações das águas. Nesse contexto o presente trabalho objetivou investigar a capacidade oxidativa ex-situ do persulfato gerado eletroquimicamente frente ao solo arenoso enriquecido com fenantreno e amostra real de água produzida. Os resultados foram bastante promissores no qual a remoção de fenantreno no solo foi de quase 80%. Quanto a utilização do persulfato em uma amostra real de água produzida que possui uma matriz extremamente complexa, foi obtida uma taxa de mineralização de até 58%, sendo observado também formação de ácidos carboxílicos que possuem uma ampla utilização e importância para a indústria. De maneira geral pode-se inferir que a utilização ex-situ do persulfato frente a diferentes poluentes e concentrações foram viáveis no processo de oxidação e favorecimento da conversão do poluente em produtos de valor agregado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1645110 - CARLOS ALBERTO MARTINEZ HUITLE
Interna - 2275848 - ELISAMA VIEIRA DOS SANTOS
Externa à Instituição - DANYELLE MEDEIROS DE ARAUJO - CNPq
Externo à Instituição - INALMAR DANTAS BARBOSA SEGUNDO - CNPq
Externo à Instituição - JOSÉ EUDES LIMA SANTOS - UNESP
Notícia cadastrada em: 15/12/2022 10:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao