Banca de DEFESA: EUNÍZIO PERMÍNIO LEITE FILHO

DISCENTE : EUNÍZIO PERMÍNIO LEITE FILHO
DATA : 08/03/2022
LOCAL: meet.google.com/epj-yehq-pon

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE CONTROLE PARA POÇOS DE PETRÓLEO EQUIPADOS COM GAS-LIFT CONTÍNUO

elevação artificial; CLP; controlador PID; simulação computacional.

É com intuito de zelar pela produção do poço que os controladores eletrônicos têm sido desenvolvidos para sistemas de elevação artificial de petróleo. Pode-se afirmar que mais da metade dos controladores industriais em uso atualmente emprega esquemas de controle Proporcional Integrativo Derivativo (PID) ou PID modificado. Devido às mudanças nas condições de operação, um sistema operando por Gas-Lift Contínuo (GLC) necessita de um monitoramento constante. Porém a utilização apenas da técnica de controle pode não ser suficiente, sendo necessário a utilização de um equipamento denominado Controlador Lógico Programável (CLP) ou qualquer alternativa que se adeque as características do processo e seja praticável operacionalmente. Em poços offshore de grande produção, pequenos erros nos cálculos podem resultar em grandes mudanças na sua produção. Por isso o CLP está se tornando uma parte familiar dos controles de processos em instalações offshore, tendo em vista que o mesmo pode ser usado com sistemas de controle que variam amplamente em sua natureza e complexidade. O objetivo deste trabalho é desenvolver um Controlador Supervisório que realize o monitoramento e controle de poços operando por GLC, para otimização da vazão de produção. Esta ferramenta funciona emulando um CLP e conta com um controlador PI-fuzzy e um controlador PID para realização de sua atividade. Para fins de validação, um simulador dinâmico de GLC foi utilizado a fim de auxiliar o Controlador Supervisório nos testes realizados com dados de campo em poços simulados computacionalmente. Mediante os testes realizados pode-se destacar que os resultados obtidos foram significativos, tendo em vista que houve melhora na vazão de líquido produzido e redução na quantidade de gás injetado em um dos poços simulados.

Presidente - 6350734 - CARLA WILZA SOUZA DE PAULA MAITELLI
Interno - 350693 - ANDRE LAURINDO MAITELLI