Banca de DEFESA: KAROLINE DE SOUSA CASTRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KAROLINE DE SOUSA CASTRO
DATA : 30/07/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

Estudo da degradação termocatalítica da Cana Energia utilizando MCM-41 impregnada com Mo e Zn para a obtenção de hidrocarbonetos renováveis.


PALAVRAS-CHAVES:

Cana Energia, MCM-41, estudo térmico, estudo cinético.


PÁGINAS: 122
RESUMO:

A crescente demanda em busca de combustíveis que sejam alternativos aos combustíveis fósseis, como o etanol, resultou na expansão exacerbada da cana-de-açúcar ocasionando invasões em terras alimentícias. Com o intuito de eliminar esse problema e permanecer a crescente produção de etanol e demais combustíveis, desenvolveu-se a Cana Energia, apresentando alta resistência ao estresse hídrico, pragas, seca e solos pobres em nutrientes, sua produção é três vezes maior que a produção de cana convencional. Essa biomassa pode ser transformada em hidrocarbonetos renováveis ao passar por um processo de pirólise e obter hidrocarbonetos de maior qualidade em uma pirólise termocatalítica. Dessa forma, esse trabalho, de forma inédita, tem como objetivo sintetizar o suporte MCM-41 e impregnar os metais zinco e molibdênio em 2% quando em óxidos metálicos simples e 1% de cada quando em óxidos metálicos mistos e estudar a decomposição térmica e cinética na ausência e na presença dos catalisadores da Cana Energia como estudo preliminar à pirólise desta biomassa. Os catalisadores foram caracterizados por difração de raio-x (DRX), espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR), microscopia eletrônica de varredura (MEV/EDS) evidenciando que o suporte apresentou estrutura hexagonal de acordo com a literatura e os metais foram inseridos sem destruição da estrutura. Para um melhor proveito da biomassa, essa foi acetilada e analisada por técnicas de análise elementar (CHN), espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) e análise térmica (TGA/DTG) em que foi constatado a modificação dos grupos –OH por grupos acetila. O estudo termogravimetrico e o estudo cinético foram realizados para a biomassa com e sem catalisador fazendo-se o uso dos modelos cinéticos Ozawa-Flynn-Wall (OFW) e Kissinger-Akahira-Sunose (KAS). Com base nos valores de R², foi notado que o modelo KAS apresentou-se mais adequado para o estudo do presente trabalho. A partir dos resultados de Ea, esses indicaram que o os catalisadores MCM-41, MoO3-MCM-41 e ZnO/MoO3-MCM-41 diminuíram a Ea do processo de decomposição térmica da biomassa, em valores de 159,69 kJ/mol; 142,33 kJ/mol e 99,15 kJ/mol, respectivamente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2140818 - AMANDA DUARTE GONDIM
Externa à Instituição - ARUZZA MABEL DE MORAIS ARAUJO - UFRN
Externo à Instituição - EDUARDO RIGOTI - UFRN
Externa à Instituição - NATALY ALBUQUERQUE DOS SANTOS - UFPB
Externa à Instituição - REGINEIDE DE OLIVEIRA LIMA - UFRN
Notícia cadastrada em: 22/07/2020 18:16
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao