Banca de QUALIFICAÇÃO: KAIO CÉSAR MEDEIROS ÁLVARES

DISCENTE : KAIO CÉSAR MEDEIROS ÁLVARES
DATA : 13/12/2019
LOCAL: Auditório do Laboratório em Automação do Petróleo

Desenvolvimento de uma estratégia de controle para otimização da velocidade de bombeio durante o ciclo de sistemas operando por bombeio mecânico.

bombeio mecânico, elevação artificial, controlador PID, cartas dinamométricas, velocidade de bombeio.

Na engenharia/indústria de petróleo, a automação e o controle de poços de petróleo se destacam devido aos resultados relevantes quando sua correta aplicação, tornando-se, assim,  imprescindíveis na indústria petrolífera para se obter o desempenho máximo de cada poço. O bombeio mecânico (BM) é, por sua vez, um método de elevação artificial utilizado, preferencialmente, em ambientes onshore, é o método mais utilizado no mundo,  em número de poços instalados. A fim de apresentar novas técnicas de controle a esse método, este trabalho surge com a proposta de desenvolvimento de uma estratégia de controle para otimização da velocidade de bombeio. A ferramenta desenvolvida utiliza a variação de velocidade durante o ciclo, com a finalidade de aumentar a velocidade média de bombeio e atenuar os efeitos negativos atrelados a esse aumento. Para tanto, foi utilizado um controlador proporcional integral derivativo (PID). Inicialmente, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre o assunto, abrangendo, principalmente, patentes e trabalhos que tinham como tema a variação da velocidade de bombeio, assim como os conceitos básicos sobre o controle do tipo PID e o papel das cartas dinamométricas de superfície e de fundo. Para implementação do controle foi utilizada a linguagem de programação Visual Basic for Applications (VBA). Para validação, utilizou-se um simulador como um poço virtual e  simulações foram realizadas com o controlador desenvolvido, comparando os resultados obtidos antes e depois da aplicação do controle. Observou-se, como resultado, que a estratégia desenvolvida conseguiu otimizar a produção em sistemas de bombeio mecânico, tendo em vista que houve um aumento no curso efetivo do pistão, seguido de um aumento na velocidade de bombeio, ocorrendo aumento da produção do poço.

Presidente - 6350734 - CARLA WILZA SOUZA DE PAULA MAITELLI
Interno - 350693 - ANDRÉ LAURINDO MAITELLI
Externo ao Programa - 1714956 - RUTACIO DE OLIVEIRA COSTA
Notícia cadastrada em: 05/12/2019 09:52