Banca de QUALIFICAÇÃO: WENDSON YURE FERNANDES DE FREITAS

DISCENTE : WENDSON YURE FERNANDES DE FREITAS
DATA : 11/10/2019
LOCAL: Auditório do LAUT

DESENVOLVIMENTO DE UM SIMULADOR COM UMA ESTRATÉGIA DE CONTROLE PARA O BOMBEIO POR CAVIDADES PROGRESSIVAS

Bombeio por cavidades progressivas, Elevação Artificial, Controle de Processos.

O método de elevação artificial por bombeio de cavidades progressivas tem se mostrado muito eficiente na produção de óleos com alta viscosidade ou que possuem uma grande quantidade de areia. Essa característica tem feito do mesmo um dos métodos de elevação mais utilizados nos campos de produção de petróleo. Com o aumento da aplicação desse método cresce ainda mais a necessidade de desenvolver pesquisas voltadas nessa área de atuação. Esse método utiliza um sistema de movimentos rotativos na superfície, que por intermédio de um conjunto de hastes é transmitido para uma bomba de cavidades progressivas instalada dentro do poço, objetivando elevar o fluido existente no fundo do poço para a superfície. Com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre o método de elevação artificial bombeio por cavidades progressivas, o presente trabalho desenvolveu um simulador computacional para poços de petróleo que utilizam este método de elevação, capaz de representar o comportamento dinâmico de variáveis importante durante o processo de produção. O simulador conta ainda com uma estratégia de controle, que tem por objetivo garantir que o equipamento tanto opere em condições adequadas e dentro de seus limites de segurança, definidos pelo usuário, além de otimizar a produção do poço. Com o intuito de se obter a validação da estratégia de controle proposta, foram realizados testes em laboratório utilizando poços virtuais. Esses testes demonstraram que a estratégia desenvolvida conseguiu apresentar desempenho esperado, isto é, controlar a velocidade de bombeio, mantendo a submergencia dentro dos limites pré-estabelecidos pelo operador.

Presidente - 350693 - ANDRÉ LAURINDO MAITELLI
Interna - 6350734 - CARLA WILZA SOUZA DE PAULA MAITELLI
Externo ao Programa - 1451883 - FABIO MENEGHETTI UGULINO DE ARAUJO
Externo ao Programa - 1805797 - FRANCISCO JOSE TARGINO VIDAL