Banca de DEFESA: GREGORY VINICIUS BEZERRA DE OLIVEIRA

DISCENTE : GREGORY VINICIUS BEZERRA DE OLIVEIRA
DATA : 26/07/2019
LOCAL: Auditório do NUPPRAR/UFRN

Tratamento de água produzida com microemulsão: avaliação da qualidade e aplicação na germinação de sementes de girassol

Água Produzida, Microemulsão, Tratamento, Germinação, Girassol

A água produzida (AP) é o principal efluente gerado no processo de extração de petróleo e se caracteriza por possuir uma grande quantidade de contaminantes, sendo necessária a aplicação de processos de tratamento para diminuir a quantidade destes poluentes. O reuso da água produzida tratada é importante no combate a escassez dos recursos hídricos, principalmente no setor agrícola, o principal consumidor de água do mundo. Com isto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência de remoção dos metais Ba+, Ca2+, Cr3+, Fe3+, Li+, K+, Mg2+, Mn2+, Na+, Sr2+, da AP utilizando um sistema microemulsionado e os efeitos da água produzida tratada (APT) na germinação de sementes de girassol. Foram utilizados dois sistemas para a realização deste estudo, contendo em suas composições: Tween 20 como tensoativo (T), Acetato de Etila como fase orgânica (FO), Água Produzida (AP) e Água de Abastecimento (AB) como fase aquosa (FA). Para o sistema utilizando AP foram escolhidos sete pontos dentro da região de Winsor II, sendo a fase aquosa em excesso coletada para análise. O ponto ótimo de remoção foi o P3 (25% T, 20% FO, 55% FA), onde a remoção foi superior a 50% para a maioria dos metais. Para o sistema contendo AB como FA, três pontos foram escolhidos dentro da região de Winsor II, onde as microemulsões destes foram coletadas e misturadas com a AP em razões volumétricas de aplicação 1, 2 e 3 de AP/Microemulsão. A remoção de maior eficiência foi encontrada quando se utilizou a microemulsão do ponto C (20% T, 50% FO, 30% FA) com a razão de aplicação 2, onde a remoção foi superior a 60% para a maioria dos metais, este foi o ponto escolhido para avaliação da germinação do girassol. Para a maioria dos metais, as concentrações encontradas na APT se enquadraram dentro dos parâmetros ideais para o uso na irrigação. Na aplicação para germinação do girassol a APT e suas diluições obtiveram resultados satisfatórios para todos os parâmetros de germinação estudados, apresentando desempenho semelhante à AB. Foi possível constatar que o sistema microemulsionado utilizado mostrou-se eficiente, sendo uma alternativa para a reutilização da água produzida tratada.

Externa à Instituição - KATHERINE CARRILHO DE OLIVEIRA
Presidente - 347057 - TEREZA NEUMA DE CASTRO DANTAS
Externa à Instituição - YASMINE ISIS FERNANDES DO NASCIMENTO - NENHUMA
Notícia cadastrada em: 25/06/2019 15:48