Banca de DEFESA: HARLENE CRISTINA AMBRÓSIO GOMES SOARES

DISCENTE : HARLENE CRISTINA AMBRÓSIO GOMES SOARES
DATA : 25/02/2019
LOCAL: Auditório do LAUT

Gerenciamento da Abertura do Choke de Injeção de Gás no Método Gas-Lift Contínuo Usando Controladores Fuzzy

Gas-Lift Contínuo, controlador fuzzy, choke, vazão de produção.

Quando poços surgentes não possuem mais energia suficiente para elevar os fluidos do reservatório para a superfície, são utilizados os métodos de elevação artificial. Um dos métodos é o Gas-Lift Contínuo, bastante utilizado principalmente em poços submarinos, devido a sua robustez, simplicidade e capacidade de operar a larga faixa de vazão. Esse método consiste na injeção contínua de gás em um determinado ponto da coluna de produção, fazendo com que a pressão de fluxo no fundo do poço diminua e a vazão de produção aumente. Com o intuito de manter o poço operando por Gas-Lift nas condições ótimas de operação, controladores eletrônicos têm sido utilizados para realizar ajustes em alguns parâmetros e assim otimizar a injeção de gás. Desse modo, desenvolveu-se um controlador fuzzy para gerenciar a abertura do choke de injeção de gás no método Gas-Lift Contínuo com o objetivo de aumentar a vazão de produção, tendo seu início de atuação após a operação de descarga do poço. Para validar o controle, integrou-o ao código do software TraceLift e testou-se a ferramenta com dados de campo. Assim, o controle se mostrou eficiente ao aumentar a vazão de produção e diminuir a quantidade de gás injetado.

Presidente - 350693 - ANDRÉ LAURINDO MAITELLI
Interna - 6350734 - CARLA WILZA SOUZA DE PAULA MAITELLI