TECNOLOGIAS DE JOGOS APLICADAS À REPRESENTAÇÃO TRIDIMENSIONAL DE PROCESSOS DE EROSÃO COSTEIRA EM ILHAS BARREIRAS
petrolífera, protótipo, simulação, prognóstico, Unity3D
As forçantes meteoceanográficas modelam a paisagem do litoral do Rio Grande do Norte de curto a longo prazo.Em especial a parte setentrional deste litoral, que se apresenta como uma área de intensas atividades antrópicas e econômicas, e onde estão instaladas as indústrias, petrolífera, de geração eólica, carcinicultura, salineira e turismo.
O presente trabalho apresenta um processo metodológico para o desenvolvimento de protótipo de simulação para visualização em 3D e4D de prognósticos de erosão deste litoral. Para o referido desenvolvimento foram utilizadas metodologias estatísticas (Análise Linear e Harmônica), e tecnologias como ambiente de desenvolvimento de jogos Unity3D, além de uso de outros elementos e dados altimétricos e batimétricos.
No desenvolvimento deste protótipo de simulação, foi feita a devida caracterização da área a partir de uma série histórica de dados. Foram utilizados dados meteoceanográficos, levantamento geodésicos de precisão, avaliação da linha de costa utilizando-se dos algoritmos do Digital Shoreline Analysis System (DSAS) da USGS juntamente com o uso das imagens de satélite históricas da área.
O desenvolvimento deste produto pretende auxiliar juntamente a outras ações integradas, uma melhor gestão e adaptação das atividades humanas inseridas neste mosaico ambiental altamente sensível e mutável, da região costeira setentrional do Rio grande do Norte, permitindo a sustentabilidade dos atores sociais nela inseridos em seus múltiplos usos.
Este processo de construção de protótipos de simulação objetiva, ainda a gestão pública e privada, para a mitigação de situações de eventos extremos. Visto que, com o cenário de mudanças climáticas em curso, faz-se necessário, cada vez mais o uso de ferramentas que permitam a visualização e detecção de cenários de inundação e erosão costeira.
Com algumas modificações e reprogramação dos algoritmos de erosão e inundação, este processo metodológico pode ser utilizado em ambientes continentais. Desta forma esta solução de simulação poderá ser utilizada nos mais diversos ambientes que envolvam a temática de erosão e inundação, seja em ambientes costeiros ou continentais.