Banca de DEFESA: RAPHAEL ELIEDSON DA SILVA

DISCENTE : RAPHAEL ELIEDSON DA SILVA
DATA : 24/11/2017
LOCAL: Auditório do LAUT

Estudo do Efeito de um Modelo Aperfeiçoado de uma Bomba de Fundo Sobre a Simulação Global do Método de Elevação por Bombeio Mecânico

Bombeio Mecânico, Simulação, Modelagem, Controle de Processos.

Este trabalho apresenta um modelo aperfeiçoado de funcionamento bomba de fundo usado como condição de contorno da Equação de Onda Amortecida proposta por Gibbs (1963). O modelo descrito prevê as principais condições operacionais de uma bomba, por exemplo, bomba completa ou parcialmente preenchida por líquido, bomba sujeita a interferência de gás e tubing não ancorado.A validação do novo modelo, como condição de contorno, foi feita pela comparação visual entre as cartas dinamométricas previstas e as cartas dinamométricas medidas (obtidas no Sistema Supervisório para Elevação Artificial - SISAL). Os dados de entrada para obtenção das cartas previstas foram coletados também no SISAL. Dados de um total de 18 poços verticais da Bacia Potiguarforam coletados. Os resultados do novo modelo, como condição de contorno, foram coerentes com as cartas medidas. As cartas de fundo previstas foram capazes de representar as principais condições operacionais de uma bomba. Já as cartas de superfície previstas tiveram boa aproximação em relação as medidas, mas carecem de inclusão de alguns outros fenômenos físicos para proporcionar a atenuação das vibrações de cargas.

Presidente - 350693 - ANDRÉ LAURINDO MAITELLI
Externo ao Programa - 6350734 - CARLA WILZA SOUZA DE PAULA MAITELLI