Banca de DEFESA: MARCEL ARAÚJO ROCHA

DISCENTE: MARCEL ARAÚJO ROCHA
DATA: 14/03/2016
LOCAL: Auditório do Nupper

ESTUDO DO PROCESSO DE DRENAGEM GRAVITACIONAL ASSISTIDO POR VAPOR UTILIZANDO POÇOS INJETORES VERTICAIS E HORIZONTAIS NA RECUPERAÇÃO DE ÓLEOS PESADOS

Recuperação avançada de petróleo, simulação de reservatórios, métodos térmicos, injeção de vapor, VPL.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil

A exploração de reservas de hidrocarbonetos pesados e extrapesados é de interesse primordial para muitas companhias de petróleo, uma vez que, a magnitude desses recursos representa parte da energia mundial. A produção de óleo pesado, a partir de depósitos subterrâneos, é complexa, até mesmo sob as melhores circunstâncias, devido principalmente à elevada viscosidade do óleo. Para melhor desenvolver o processo de produção, tornando-o eficiente, de maneira que os fluidos que não seriam produzidos consigam chegar à superfície, foram desenvolvidos métodos de recuperação convencionais e especiais, para obtenção de um maior fator de recuperação e, consequentemente, uma maior lucratividade na operação de explotação dessas jazidas. Para reduzir a alta viscosidade e as elevadas tensões interfaciais, foram desenvolvidos os métodos térmicos. Nesse trabalho, simulou-se a injeção continua de vapor, com poços injetores verticais e horizontais, para desenvolver um reservatório com características do Nordeste brasileiro, de óleo pesado, através da condução dos fluidos produzidos com poço horizontal. Foram feitas análises técnicas e econômicas dos modelos que diferiam quanto às suas restrições e arranjos estruturais do sistema. Na configuração horizontal se observou a influência da vazão de injeção, da distância vertical e da distância lateral sobre o fator de recuperação. Na configuração vertical se analisou a influência da vazão de injeção, da completação dos injetores, da distância lateral e da quantidade de poços injetores sobre o fator de recuperação. Diante dos modelos proposto, analisou-se a produção acumulada de óleo, o Volume Poroso Injetado, a formação das câmaras de vapor e o Valor Presente Líquido. Tecnicamente, os modelos em que se injetou vapor com poços verticais obtiveram maior fator de recuperação de óleo, já os modelos horizontais se sobressaíram economicamente.

Externo à Instituição - EDSON DE ANDRADE ARAÚJO - NENHUMA
Interno - 1679234 - JENNYS LOURDES MENESES BARILLAS
Externo ao Programa - 1566922 - LINDEMBERG DE JESUS NOGUEIRA DUARTE
Presidente - 1149372 - TARCILIO VIANA DUTRA JUNIOR