Banca de DEFESA: ANA CARLA COSTA ANDRADE

DISCENTE: ANA CARLA COSTA ANDRADE
DATA: 29/05/2015
LOCAL: Auditório do LAUT

Otimização dos parâmetros de projetos para bombas operando por sistemas de Bombeio Centrífugo Submerso

Otimização, BCS, petróleo

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
ESPECIALIDADE: Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais

Uma das diversas técnicas aplicadas aos processos de produção e exploração de petróleo é a elevação artificial, que utiliza equipamentos a fim de reduzir a pressão de fluxo no fundo do poço, promovendo um diferencial de pressão, resultando em um aumento de vazão. A escolha do método de elevação artificial depende de uma análise de diversos fatores, como custos iniciais de instalação, manutenção e condições existentes no campo produtor. O método de Bombeio Centrífugo Submerso (BCS) mostra-se bastante eficiente quando a finalidade é produzir altas vazões de líquido, tanto em ambientes terrestres como marítimos, em condições adversas de temperatura e na presença de fluidos viscosos. Por definição, o BCS é um método de elevação artificial em que um motor elétrico de subsuperfície transforma a energia elétrica em mecânica para acionar  uma bomba centrífuga de múltiplos estágios sobrepostos, formada por um impelidor (rotor) e um difusor (estator). A bomba converte a energia mecânica do motor em energia cinética sob a forma de velocidade, elevando o fluido à superfície. O objetivo desse trabalho é a implementação do método de otimização dos poliedros flexíveis, conhecido como Método Simplex Modificado (MSM), aplicado ao estudo da influência na modificação dos parâmetros de entrada e saída no canal do impelidor de uma bomba centrífuga de um sistema (BCS). Na utilização do método de otimização modificando os parâmetros angulares da bomba, os dados resultantes aplicados nas simulações, permitiram a obtenção de valores otimizados do Head (altura de elevação), uma eficiência sem perdas e a potência com resultados diferenciados.

Presidente - 350693 - ANDRE LAURINDO MAITELLI
Interno - 1451883 - FABIO MENEGHETTI UGULINO DE ARAUJO
Externo ao Programa - 6350734 - CARLA WILZA SOUZA DE PAULA MAITELLI
Externo à Instituição - OSCAR GABRIEL FILHO - PETROBRAS