Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CARLA COSTA ANDRADE

DISCENTE: ANA CARLA COSTA ANDRADE
DATA: 15/12/2014
LOCAL: Auditório do LAUT

Otimização dos parâmetros de projetos para bombas operando por sistemas de Bombeio Centrífugo Submerso

Otimização, BCS, petróleo

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
ESPECIALIDADE: Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais

Uma das diversas técnicas aplicadas aos processos de produção e exploração de petróleo é a elevação artificial, que utiliza equipamentos com o objetivo de promover um aumento na vazão e pressão em poços de óleo e de gás. A escolha do método de elevação depende de uma análise detalhada do projeto e de fatores como custos iniciais de instalação, manutenção e condições existentes no campo produtor. O método BCS (Bombeio Centrífugo Submerso) mostra-se bastante eficiente quando a finalidade é produzir altas vazões de líquido, tanto em ambientes terrestres como marítimos, em condições adversas de temperatura e na presença de fluidos viscosos. Por definição, o BCS é um método de elevação artificial em que um motor elétrico de subsuperfície transforma a energia elétrica em mecânica e uma bomba centrífuga de múltiplos estágios sobrepostos, formada por um impelidor (rotor) e um difusor (estator), converte a energia mecânica do motor em energia cinética sob a forma de velocidade, elevando o fluido à superfície. O objetivo do trabalho é a implementação de um método de otimização de parâmetros aplicados a uma bomba centrífuga (impelidor e difusor) de um sistema de bombeio centrífugo submerso (BCS), a fim de se obter o máximo possível de benefícios a partir de um critério de desempenho pré-estabelecido. O método de otimização a ser utilizado é o Método dos Poliedros Flexíveis, usualmente conhecido como simplex adaptado. Atualmente, os projetos de engenharia são cada vez mais dependentes de ferramentas computacionais sofisticadas, faz-se necessário então, o uso de programas comerciais como o ANSYS® CFX® 11.0 e MATLAB®. Sendo assim, como ferramentas distintas utilizadas, o programa ANSYS® é responsável pela geração da geometria, da malha (impelidor e difusor) e por fim, pelas simulações. Enquanto o programa MATLAB® executa o método dos poliedros flexíveis cujo processo de otimização dos parâmetros da bomba pode ser realizado para obter a solução desejada.

Presidente - 350693 - ANDRE LAURINDO MAITELLI
Externo ao Programa - 6350734 - CARLA WILZA SOUZA DE PAULA MAITELLI