Banca de DEFESA: ERNESTO VARGAS BAUTISTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERNESTO VARGAS BAUTISTA
DATA: 13/11/2014
HORA: 08:00
LOCAL: sala do LEAP
TÍTULO:

Estudo das forças capilar, viscosa e gravitacional através de grupos adimensionais na simulação da drenagem gravitacional assistida por gás (GAGD).


PALAVRAS-CHAVES:

modelagem numérica, simulação, sistemas multicomponentes, segregação gravitacional, GAGD


PÁGINAS: 101
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
RESUMO:

A distribuição e mobilização ou não dos fluidos num meio poroso dependem das forças capilar, viscosa e gravitacional. Em campo, os processos de recuperação avançada de óleo envolvem a importância e a alteração destas forças para incrementar o fator de recuperação de óleo. No caso do processo de drenagem gravitacional assistida por gás (GAGD – Gas-Assisted Gravity Drainage) é importante entender a física e mecanismos que mobilizam o óleo através da interação destas forças. Para isso, vários autores desenvolveram modelos físicos em escala de laboratório e testemunhos do GAGD para estudar o desempenho destas forças através de grupos adimensionais. Estes modelos apresentaram resultados conclusivos. Porém, modelos de simulação numérica foram pouco usados. O objetivo deste trabalho é estudar a inter-relação das forças capilar, viscosa e gravitacional no GAGD e suas influências no fator de recuperação de óleo através de um modelo de simulação numérica 2D. Para analisar cada uma dessas forças, foram usados os grupos adimensionais reportados na bibliografia, Numero Capilar (Nc), Numero de Bond (Nb) e Numero Gravitacional (Ng). Uma comparação dos resultados obtidos neste trabalho também foi realizada com os resultados da bibliografia. Os resultados mostraram que antes da erupção do gás injetado, quanto menor é o Nc e Nb, maior é a recuperação de óleo, e após da erupção, quanto menor é o Ng, maior é a recuperação de óleo no GAGD. Uma boa relação foi encontrada entre os resultados deste trabalho e os resultados publicados na literatura.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ABEL GOMES LINS JUNIOR - PETROBRAS
Externo à Instituição - ANA CATARINA DA ROCHA MEDEIROS - UFRN
Interno - 1679234 - JENNYS LOURDES MENESES BARILLAS
Interno - 1149372 - TARCILIO VIANA DUTRA JUNIOR
Presidente - 347559 - WILSON DA MATA
Notícia cadastrada em: 10/11/2014 15:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao