Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDERSON LUIZ SOARES LEAO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON LUIZ SOARES LEAO
DATA: 23/01/2014
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório do Leap
TÍTULO:

ESTUDO DA INJEÇÃO DE CO2 EM RESERVATÓRIOS CARBONÁTICOS


PALAVRAS-CHAVES:

Injeção de CO2, Dupla-Porosidade, Reservatórios Carbonáticos, Subdomínio, Pré-Sal, Reservatórios naturalmente fraturados.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO:

 As rochas carbonáticas ocupam, numa visão global, um expressivo volume da crosta terrestre. De maneira geral, pode-se dizer que essas rochas estão presentes nas diversas unidades litoestatigráficas da Terra. Os reservatórios carbonáticos são reservas naturalmente fraturadas que exigem uma abordagem diferenciada na modelagem em programas de simulação numérica. Os modelos de dupla porosidade são descritos por funções de tranferências que modelam o fluxo de óleo entre matriz e fraturas. Em um reservatório carbonático naturalmente fraturado o sistema de fraturas é determinante no escoamento de fluidos dentro da reserva. O processo de injeção de dióxido de carbono vem sido utilizado em uma grande quantidade de projetos pelo mundo. A afinidade existente entre o óleo e o dióxido de carbono causa uma frente miscível entre as duas fases causando inchamento e vaporização do óleo dentro do reservatório. A injeção de dióxido de carbono provou-se bastante efetiva no aumento da recuperação final de óleo sendo um estudo mais detalhado dos efeitos da vazão de injeção de fundamental importância para a otimização do processo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1754344 - MARCOS ALLYSON FELIPE RODRIGUES
Interno - 1149372 - TARCILIO VIANA DUTRA JUNIOR
Presidente - 347559 - WILSON DA MATA
Notícia cadastrada em: 16/01/2014 09:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao