Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLA DE MORAES APOLINARIO

DISCENTE : CARLA DE MORAES APOLINARIO
DATA : 24/02/2023
LOCAL: Ambiente virtual

Um guia para planejamento de experimentos na área educacional

Estatística Experimental. Educação de qualidade. Intervenção. Aleatorização.

A educação no Brasil apresentou e vem apresentando desafios de várias ordens, durante o século XX o principal desafio educacional foi o acesso as escolas e o combate a alta taxa de analfabetismo. A construção de escolas públicas como forma de facilitar o acesso a educação básica culminou em outros desafios que perduram até a atualidade, tal como a baixa qualidade do ensino oferecido, tema constante e relevante em todo o mundo, já que a qualidade de ensino é uma questão crítica para o desenvolvimento de um país. Vários estudos têm sido realizados com o objetivo de identificar maneiras de melhorar o ensino e a aprendizagem e uma forma de identificar as melhores práticas é conduzindo um experimento estatístico como forma de estabelecer uma relação causal entre diferentes fatores e o rendimento acadêmico dos alunos. Além disso, esses estudos permitem avaliar o impacto de políticas públicas e programas governamentais destinados à melhoria da educação, ajudando a direcionar recursos de forma mais eficiente e efetiva. Tão importante quanto realizar essas intervenções é conduzi-las de forma adequada para que seja possível obter dados confiáveis. Com a grande variedade de técnicas estatísticas existentes, é comum que pesquisadores de outras áreas façam uso inadequado da estatística experimental ao conduzir uma intervenção. Neste trabalho, é realizada uma revisão de literatura como forma de mapear estudos que utilizam estatística experimental no contexto educacional, a fim de identificar as dificuldades encontradas pelos pesquisadores, bem como boas práticas realizadas, além de acompanhar um estudo de caso para identificar na prática possíveis dificuldades que não foram observadas na revisão. Este trabalho tem como objetivo difundir o uso correto das técnicas de estatística experimental de forma clara, objetiva e fácil de entender para pesquisadores de outras áreas que não possuem familiaridade com o tema. Para atingir esse objetivo, é adotada uma linguagem acessível e simplificada ao explicar conceitos complexos, utilizando exemplos concretos e gráficos que ajudem a visualizar os conceitos estatísticos. Além disso, são enfatizados a importância da utilização de experimentos controlados e da aleatorização, que possibilitam inferências confiáveis com base em evidências quantitativas. Adicionalmente, como parte do trabalho proposto, será desenvolvido um guia que apresentará os passos e pontos importantes para planejar um experimento de forma adequada, garantindo a validade e confiabilidade dos resultados obtidos. Esse guia incluirá orientações sobre o planejamento do experimento, a escolha do tamanho da amostra, a seleção de grupos experimentais e de controle, a aleatorização, a seleção dos testes estatísticos apropriados, entre outros aspectos cruciais para uma pesquisa experimental bem-sucedida. Espera-se que este guia forneça uma referência útil para pesquisadores de outras áreas que desejam utilizar a estatística experimental de forma correta e eficaz em suas pesquisas.

Interno - 1217007 - ANDRE LUIS SANTOS DE PINHO
Presidente - 1218831 - CARLA ALMEIDA VIVACQUA