Banca de QUALIFICAÇÃO: THALITA SANTANA CONCEIÇÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THALITA SANTANA CONCEIÇÃO
DATA: 22/09/2015
HORA: 09:00
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATOLOGIA ORAL
TÍTULO:

Associação da imunoexpressão das proteínas APE-1 e XRCC-1 com a gradação histológica e presença de metástase linfonodal em carcinoma epidermóide de língua.


PALAVRAS-CHAVES:

Carcinoma epidermoide oral; Reparo do DNA; Prognóstico; Imunoistoquímica.


PÁGINAS: 44
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Clínica Odontológica
RESUMO:

O carcinoma epidermoide oral (CEO) é um sério problema de saúde pública, uma vez que corresponde a mais de 90% de todas as neoplasias malignas da cavidade oral e aproximadamente 38% dos tumores malignos de cabeça e pescoço. O sítio intra-oral mais acometido por este tipo de câncer é a língua. Cerca de 30% dos pacientes com essa doença apresentam linfonodos palpáveis já na primeira avaliação, com uma taxa ainda mais elevada para pacientes com CEO de língua. Tendo em vista a sua origem multifatorial e presença de interação genéticas com o meio ambiente, pesquisadores têm investigado o papel de proteínas que possam atuar como biomarcadores de prognóstico do CEO com destaque para as proteínas de reparo do DNA. O reparo do DNA é um mecanismo de interrupção da proliferação celular quando há mutações no DNA; a desregulação deste mecanismo pode estar relacionada à carcinogênese. A principal via deste sistema é a de reparo por excisão de bases (BER), que tem como principais proteínas atuantes a APE-1 e XRCC-1. Considerando a alta frequência do CEO na população mundial, novos parâmetros clínicos, patológicos e moleculares que possam melhorar o diagnóstico precoce e o prognóstico destas lesões se fazem necessários. Assim, este estudo tem como objetivo investigar a relação entre a imunoexpressão das proteínas APE-1 e XRCC-1 e o prognóstico em uma série de casos de CEO de língua.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2492713 - ERICKA JANINE DANTAS DA SILVEIRA
Interno - 344668 - LEÃO PEREIRA PINTO
Presidente - 350484 - ROSEANA DE ALMEIDA FREITAS
Notícia cadastrada em: 24/08/2015 09:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao