Banca de DEFESA: CYNTIA HELENA PEREIRA DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CYNTIA HELENA PEREIRA DE CARVALHO
DATA: 27/02/2014
HORA: 08:30
LOCAL: DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA
TÍTULO:

Estudo in vitro dos efeitos da BMP-2 e do seu antagonista Noggin sobre a proliferação e Migração celulares em Carcinoma epidermóide de Língua.


PALAVRAS-CHAVES:

Carcinoma epidermóide oral, proteína óssea morfogenética-2, Noggin, metaloproteinase de matriz-2, metaloproteinase de matriz-9.


PÁGINAS: 88
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Clínica Odontológica
RESUMO:

O carcinoma epidermóide oral (CEO) representa a neoplasia maligna mais prevalente na cavidade oral e por atingir um grande número de indivíduos, acaba se tornado um relevante problema de saúde pública. Sendo o câncer um processo multifásico resultante da proliferação clonal de células alteradas que escapam dos mecanismos de controle, alterações na via das BMPs podem ser um importante marco nos eventos moleculares que conduzem ao desenvolvimento do câncer. Muitos estudos demonstram alterações nos componentes da via BMP em vários tipos de tumores, como os de próstata, cólon, mama, gástricos e CEOs. É do conhecimento atual que essas proteínas podem exercer efeito pró-tumoral em estágios mais avançados do desenvolvimento neoplásico vindo a favorecer a progressão e invasão tumoral. Diante destas evidências e dos escassos trabalhos com BMP-2 e CEO, o objetivo desta pesquisa foi avaliar o efeito da BMP-2 e seu antagonista Noggin sobre a proliferação e migração celulares em culturas de células de carcinoma epidermóide de língua humana (SCC25). Foi feito a divisão em três grupos de estudo, um grupo controle, onde as células SCC25 não sofriam tratamento com substância alguma, um grupo BMP-2, no qual as células eram tratadas com 100ng/ml de BMP-2 e um grupo de células que eram tratadas com 100ng/ml de Noggin.  Para o ensaio de proliferação e ciclo celular foram estabelecidos três intervalos de tempo (24, 48 e 72 horas). A atividade proliferativa foi investigada por azul de tripan e a análise do ciclo celular através da marcação por iodeto de propídio em Citometria de fluxo. O potencial de migração/invasão das células SCC25 foi através da realização de um ensaio de invasão celular utilizando o matrigel em um intervalo de 48 horas. A curva de proliferação revelou maior crescimento celular nas células tratadas com BMP-2 no intervalo de 72 horas (p<0.05) e menor crecimento e viabilidade celular no grupo Noggin. As proteínas recombinantes favoreceram a maior porcentagem das células na fase do ciclo celular Go/G1 com diferença estatisticamente significativa no intervalo de 24 horas (p<0,05). A BMP-2 promoveu uma maior invasão das células estudadas, assim como o seu antagonista Noggin inibiu a invasão das células estudadas (p<0,05). Dessa forma, nossos resultados indicam que a BMP-2 favorece o fenótipo malignos, pois estimula a proliferação e invasão das células SCC25 e seu antagonista Noggin pode ser uma alternativa terapêutica pois inibiu essas características pró-tumorais.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2220417 - CARLOS AUGUSTO GALVAO BARBOSA
Externo à Instituição - CASSIANO FRANCISCO WEEGE NONAKA - UEPB
Externo à Instituição - GUSTAVO PINA GODOY - UEPB
Interno - 346077 - LELIA BATISTA DE SOUZA
Presidente - 344668 - LEÃO PEREIRA PINTO
Notícia cadastrada em: 17/02/2014 09:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao