Banca de DEFESA: PAULO BRUNO MEDEIROS NEPOMUCENO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULO BRUNO MEDEIROS NEPOMUCENO
DATA : 10/10/2022
HORA: 16:00
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/upf-pzuy-pfn >
TÍTULO:

GESTÃO DA INFORMAÇÃO NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO NAS REDES SOCIAIS DE INSTITUIÇÕES: UM ESTUDO DE CASO DA CAMPANHA DA UFRN NO INSTAGRAM.


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão da informação e do conhecimento. Desinformação. Redes sociais institucionais da UFRN.  


PÁGINAS: 99
RESUMO:

Com o passar dos anos, a sociedade foi modificando a sua maneira de interação e isso não seria diferente no que se refere à formação das suas redes sociais como um todo, incluindo as institucionais. Dessa maneira, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a importância da gestão da informação no combate à desinformação na rede social institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Instagram). Para o desenvolvimento da pesquisa, o trabalho foi dividido em três partes. Inicialmente, discorreu-se sobre Gestão da Informação e Conhecimento - GIC, depois foi abordada a noção de desinformação e, na última seção, foi desenvolvida uma discussão com base em autores que abordam o tema das redes sociais, com ênfase nos meios institucionais. A realização deste trabalho se justifica devido à necessidade de analisar se existe realmente a importância e relevância da GIC no combate à desinformação na rede social da UFRN (Instagram). A pesquisa foi realizada por meio de uma pesquisa descritivo-exploratória. Um estudo que observa, relaciona e registra fatos ou fenômenos sem a utilização de manipulação e com aplicação de entrevista com o gestor da campanha “A universidade não pode parar”. Na análise dos resultados foi verificado que a Gestão da Informação é importante no combate à desinformação e, com isso, gerou uma série de proposta futuras como ter uma campanha permanente utilizando as multiplataformas e dar a possibilidade de criar manuais/cartilhas para auxiliar no combate da desinformação. Com o término da pesquisa, é visto que a temática abordada ainda pode ser aprofundada e trazer novos estudos para a área. Ficou evidente por meio da análise e entrevista que a gestão da informação ajuda e permeia na divulgação de notícias mais factíveis. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1460107 - KENIA BEATRIZ FERREIRA MAIA
Interna - 1132649 - GABRIELLE FRANCINNE DE SOUZA CARVALHO TANUS
Externa à Instituição - ILEMAR CHRISTINA LANSONI WEY BERTI
Notícia cadastrada em: 07/10/2022 12:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao