Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHELE RODRIGUES DIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MICHELE RODRIGUES DIAS
DATA : 19/09/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/qza-quoj-wcr >
TÍTULO:

REDES DE CONHECIMENTO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL: estudo de caso da Rede Bibliocontas.


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão do Conhecimento. Ferramentas e práticas de gestão do conhecimento. Redes de conhecimento. Gestão de Redes de conhecimento. Rede Bibliocontas.


PÁGINAS: 56
RESUMO:

A constante evolução informacional intensificada pelas tecnologias que caracteriza a sociedade atual tem provocado e exigido das organizações novas interações e posicionamentos quanto ao processo de criação, desenvolvimento, disseminação e uso de serviços e produtos. Neste contexto evidencia-se a Gestão do Conhecimento, que por meio do uso de ferramentas e práticas contribui para que as organizações alcancem resultados positivos que aprimorem sua gestão e estimulem os individuos particípes a buscarem e compartilharem seus conhecimentos de acordo com suas habilidades e ações incentivadas pelas empresas,  facilitando a comunicação e a colaboração. Deste modo, apresenta as redes de conhecimento como um contexto de socialização de informação e de conhecimento, oportunizando melhor aproveitamento do conhecimento já existente nas organizações. Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa é propor um portfólio de práticas e ferramentas de gestão do conhecimento que auxilie na gestão da rede de conhecimento Bibliocontas. Este objetivo é operacionalizado mediante os seguintes objetivos específicos: a) relacionar atributos das redes de conhecimento citadas na literatura brasileira; b) identificar na literatura brasileira ferramentas e práticas de gestão do conhecimento à serem implementadas às particularidades do Bibliocontas; c) caracterizar a rede Bibliocontas enquanto rede de conhecimento; e, d) analisar a percepção dos profissionais da informação atuantes nos Tribunais de Contas do Brasil em relação às ferramentas e práticas de gestão do conhecimento que estão sendo adotadas pelo Bibliocontas. Nesse sentido, o estudo proposto será desenvolvido como pesquisa de natureza aplicada com finalidade descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, adotando como procedimentos pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, questionário e a análise de dados por estatística descritiva básica e análise de conteúdo. O estudo ora sugerido procura fazer uma intersecção entre o conteúdo levantado nos textos selecionados que tem como base os atributos da gestão do conhecimento e as práticas utilizadas em redes, a fim de incitar uma discussão sobre as condições de se aperfeiçoar sua gestão.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ROSILENE AGAPITO LLARENA
Presidente - 1323825 - ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
Interna - 1225695 - MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
Notícia cadastrada em: 31/08/2022 11:01
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao