Banca de DEFESA: LEILANE CLARISSE FERNANDES OLIVEIRA

DISCENTE : LEILANE CLARISSE FERNANDES OLIVEIRA
DATA : 24/08/2022
LOCAL: Google Meet <meet.google.com/rag-fnin-ecz>

LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE CAPACITAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: AVALIAÇÃO E CONSULTORIA POR MEIO DA AUDITORIA DE INTELIGÊNCIA

Levantamento de necessidades de capacitação. Gestão da informação. Auditoria de inteligência.

A gestão da informação e do conhecimento possui um valor imensurável para as organizações, pois transforma o ambiente, quando é aplicada de forma estratégica no aperfeiçoamento de processos, nos controles organizacionais, no reconhecimento de capitais intelectuais, e, sobretudo nas tomadas de decisões. Nos processos de desenvolvimento de pessoas, as ações de capacitação são fontes propulsoras para a elevação do conhecimento bem como para a evolução contínua do capital intelectual, promovendo crescimento pessoal, profissional e institucional. A UFRN realiza anualmente seu Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC), processo fundamental na identificação das lacunas de conhecimentos, habilidades e atitudes dos servidores para gerar as competências necessárias ao melhor desempenho das unidades e à consecução dos objetivos estratégicos da UFRN. No âmbito dessa etapa de coleta de informações, originou-se o seguinte problema de pesquisa: como aperfeiçoar o processo LNC da UFRN? Assim, objetiva-se, de modo geral, propor um guia de recomendações para aperfeiçoar o processo do LNC da UFRN e como objetivos específicos mapear fluxo informacional do processo do LNC; analisar a percepção dos profissionais que atuam no gerenciamento do processo LNC acerca das dificuldades e pontos a serem melhorados; analisar a utilidade dos relatórios informativos resultantes do LNC; e identificar se há barreiras para participação dos servidores da UFRN no questionário on-line do LNC. Para se alcançar tais objetivos foi utilizado o método de auditoria de inteligência, recorrendo-se para a coleta de dados à pesquisa bibliográfica, grupo focal, entrevistas, pesquisa documental e ao questionário. Os dados qualitativos foram analisados mediante a análise de conteúdo, enquanto que os dados quantitativos analisados utilizando-se da estatística descritiva básica. Assim, esta pesquisa se caracteriza, como exploratória, descritiva, bibliográfica e levantamento (Survey). E quanto às abordagens do problema, de cunho qualitativo e quantitativo. A partir dos trabalhos realizados e dos achados de auditoria observou-se que apesar da grande relevância do processo do LNC e dos esforços despendidos pela equipe para o alcance dos resultados esperados no processo foram identificadas necessidades de melhorias. No que se refere ao mapeamento do fluxo informacional do processo do LNC, foi realizada representação do fluxo de informações utilizando-se do modelo de McGee e Prusak (1994) e a representação do processo LNC utilizando-se da notação BPMN. Quanto às análises da percepção dos profissionais que fazem parte do processo LNC acerca das dificuldades e pontos a serem melhorados e a utilidade dos relatórios informativos resultantes do LNC, constatou-se necessidades de adequações e aperfeiçoamentos para facilitar e melhorar as rotinas de trabalho da equipe. Além disso, identificou-se barreiras na participação dos servidores da UFRN no questionário on-line do LNC. Dessa maneira, com base nos resultados foram apresentadas as constatações e as respectivas recomendações, elaborado o guia de recomendações no formato 5w2h, com a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento do processo do LNC da UFRN.

Presidente - 1323825 - ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
Interno - 3636721 - DANIEL DE ARAUJO MARTINS
Externa à Instituição - MARTHA SUZANA CABRAL NUNES - UFS

Notícia cadastrada em: 04/08/2022 08:30