Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDO CARDOSO DA SILVA

DISCENTE : FERNANDO CARDOSO DA SILVA
DATA : 29/07/2022
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/udo-nadc-bxi >

Mapeamento das competências dos assistentes de biblioteca do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Gestão por competência; Competência pessoal; Competência profissional; Competência em Informação; Assistentes de biblioteca; Sistema de Bibliotecas da UFRN.

O constante crescimento da produção da informação alicerçada com a implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) contribuiu para o aumento da procura por serviços informacionais, procura esta muitas vezes almejada de forma mais criteriosa e exigentes por parte de quem busca a informação dentro do contexto das bibliotecas universitárias. Em linhas gerais, trabalhar em bibliotecas universitárias requer como característica essencial se manter atualizado acerca dos serviços oferecidos pela biblioteca, além de possuir conhecimentos técnicos para buscar, acessar, avaliar e transferir informações em diferentes suportes e formatos de forma eficaz e com qualidade para os usuários. Neste cenário, objetiva-se realizar o mapeamento das competências pessoais, profissionais e informacionais dos assistentes do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, buscando alinhá-las em prol de uma gestão por competências. Para tanto, no contexto teórico, apresenta-se uma revisão de literatura com ênfase na biblioteca universitária como unidade prestadora de serviços da informação, e assistentes de bibliotecas como profissionais prestadores de serviços de informação, estabelecendo uma relação entre os processos essenciais pertinentes a funcionalidade das bibliotecas, com as práticas laborais desses profissionais. Observa-se também com base na literatura mecanismos de gestão por competência que auxiliam no gerenciamento e aprimoramento do desempenho profissional. A metodologia da pesquisa é caracterizada como pesquisa exploratória do tipo descritivo, que utilizará como procedimentos a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, estudo de campo, e questionário destinado aos auxiliares e aos bibliotecários gestores das bibliotecas. Para a análise dos dados coletados na pesquisa, serão utilizados como subsídios recursos estatísticos. Por fim, de posse das informações levantadas será possível ajuizar mecanismos para usufruir, aprimorar tais competências, proporcionando uma melhor adequação dos colaboradores ao ambiente de trabalho.

Interna - 1323825 - ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
Presidente - 1132649 - GABRIELLE FRANCINNE DE SOUZA CARVALHO TANUS
Externa à Instituição - MARTA LÍGIA POMIM VALENTIM - UNESP
Notícia cadastrada em: 11/07/2022 07:17