Banca de DEFESA: RICARDO ALEXANDRE BASTOS BARROS

DISCENTE : RICARDO ALEXANDRE BASTOS BARROS
DATA : 27/07/2022
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/tsb-gwgb-tmp >

AUDITORIA DE INTELIGÊNCIA: UMA ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DA UNIDADE DE AUDITORIA INTERNA GOVERNAMENTAL PARA A TOMADA DE DECISÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Auditoria de inteligência. Auditoria interna governamental. Gestão da informação. Abordagem ecológica. Auditoria de informação.

As transformações pelas quais têm passado as unidades de auditoria interna governamental nos últimos anos, em função da necessidade de convergência das normas brasileiras às boas práticas internacionais, acabaram por aproximá-las das auditorias de ativos informacionais que, em sua essência, são auditorias consultivas. Por consequência, as auditorias governamentais passaram a direcionar os seus esforços para a avaliação e a consultoria em relação a governança, a gestão de riscos e aos controles internos. Neste sentido, a abordagem ecológica da informação proposta por Davenport, que enfatiza o ambiente da informação em sua totalidade, com destaque para a cultura, o comportamento e a política informacional, apresenta as condições ideais para colaborar com essa mudança na medida em que destaca o comportamento pessoal e informacional, preocupando-se não apenas em oferecer a informação, mas também em facilitar seu uso efetivo, em ajudar os indivíduos a procurar, compartilhar, estruturar e dar sentido à informação. O objetivo geral desta pesquisa é analisar, na perspectiva dos gestores, as contribuições da unidade de auditoria interna governamental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para o processo de tomada de decisão. Para tanto, pretende-se: caracterizar a unidade de auditoria interna governamental da UFRN como produtora de informações estratégicas; elaborar um perfil da auditoria interna e de seus produtos informacionais na visão dos gestores da UFRN; identificar as necessidades informacionais dos membros da alta administração da UFRN no processo de tomada de decisão; verificar quais fatores influenciam a utilização dos produtos informacionais da auditoria no processo de tomada de decisão pela alta administração da UFRN; e propor produtos informacionais de auditoria para atender as necessidades informacionais relacionadas ao processo de tomada de decisão dos membros da alta administração da UFRN. Para alcançá-los foi realizada a verificação do grau de aderência dos procedimentos e produtos da Unidade de Auditoria Interna Governamental ao método clássico proposto por Platt (1974), os princípios de produção de informações estratégicas; entrevistas com os gestores da alta administração da Universidade; e elaborada uma proposta de intervenção contendo recomendações de produtos informacionais de auditoria visando melhorar a qualidade dos produtos da Unidade de Auditoria Interna Governamental, atender às necessidades informacionais dos gestores e, consequentemente, a prestação de serviços a sociedade.

Presidente - 1323825 - ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
Interna - 1225081 - LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
Externo à Instituição - ROGERIO HEERIQUE DE ARAÚJO JUNIOR
Notícia cadastrada em: 06/07/2022 06:53