Banca de DEFESA: MALKENE WYTIZA FREIRE DE MEDEIROS NORONHA

DISCENTE : MALKENE WYTIZA FREIRE DE MEDEIROS NORONHA
DATA : 19/07/2022
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/hot-cpfe-fmk >

PROPOSIÇÕES DE APERFEIÇOAMENTO NO SISTEMA ACERVUS DO NÚCLEO TEMÁTICO DA SECA E SEMI-ÁRIDO (NUT-SECA) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)

Informação – ativo informacional. Gestão da Informação. Gestão Documental. NUT-Seca. Sistema Acervus – UFRN.

Para analisar o grande volume de informações na contemporaneidade, faz-se necessário despertar para a relevância na organização das informações, como fator primordial na tomada de decisões em instituições diversas, seja de origem pública ou privada. Diante deste cenário, esta pesquisa tem como objetivo geral propor melhorias ao sistema Acervus do Núcleo Temático da Seca (NUT-Seca) da UFRN e como objetivos específicos: apresentar o Núcleo Temático da Seca e sua potencialidade para pesquisas; selecionar centros de documentação temáticos de relevância social e institucional; utilizar a técnica do benchmarking para identificar a partir das coleções dos centros escolhidos, campos que podem ser analisados, comparados, e aplicados/aperfeiçoados ao sistema Acervus do NUT-Seca; propor um produto com diretrizes específicas alinhado aos preceitos da gestão documental de melhorias a serem implementadas ao sistema Acervus. Utiliza como metodologia a pesquisa exploratória e documental de natureza descritiva, valendo-se do método de abordagem qualitativa, baseando-se em revisão de literatura e pesquisa documental, voltadas a Gestão da Informação, Gestão Documental, breve história do NUT-Seca e origem do sistema Acervus, além do uso da técnica do benchmarking na análise dos ambientes (on-line) dos centros de documentação selecionados para analisar a disposição dos campos de busca das informações. Como técnica de coleta de informações, fez-se entrevistas/questionários semiestruturados com amostragem da equipe que compõe o NUT-Seca. Foi observado a necessidade de um planejamento alicerçado em uma política de gestão documental a ser aplicada ao acervo do NUT-Seca para inserção no sistema Acervus. De modo geral foi identificado ausência de opções de busca importantes no sistema Acervus. Na percepção do pesquisador em relação ao sistema Acervus e ao NUT-Seca foi elaborada uma relação de sugestões com a finalidade de agregar melhorias aos processos e técnicas condizentes com o acesso ao acervo do NUT- Seca no Acervus.

Externa à Instituição - ISA MARIA FREIRE - UFPB
Presidente - 1225081 - LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
Interna - 1225695 - MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
Notícia cadastrada em: 30/06/2022 10:14