Banca de DEFESA: MONIQUE MACEDO FREIRE LIMA MOTA

DISCENTE : MONIQUE MACEDO FREIRE LIMA MOTA
DATA : 15/06/2022
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/mji-youv-hqz >

Gestão Da Informação Orgânica no processo decisório orçamentário: proposta de um modelo para o Centro de ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Gestão da Informação. Processo de tomada de decisão. Informação orgânica. Gestão Orçamentária Pública.

A sociedade da informação é identificada não somente pela intensificação do uso da informação e suas tecnologias, mas também pelo desafio de apresentar novas condições para o seu processamento. Nesse sentido, o ambiente no qual também é possível observar esse contexto voltado à gestão é nas organizações. A dinâmica atual do fluxo de processos e das ações no âmbito das organizações exige cada vez mais formas de aperfeiçoamento da gestão, especialmente por parte de Instituições Públicas. Nessa perspectiva, a área e ferramentas da gestão da informação têm sido intensamente utilizadas pelas organizações como recurso de aprimoramento da gestão organizacional, principalmente no que concerne subsidiar seus processos de tomada de decisão. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo a proposição de um modelo de gestão da informação orgânica com vistas a subsidiar os processos decisórios orçamentários no âmbito do Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Quanto à metodologia, esta pesquisa caracteriza-se quanto à natureza como pesquisa aplicada, referente aos objetivos como exploratória e referente à abordagem como qualitativa e quantitativa. O método utilizado é o monográfico. Em relação à coleta de dados, utiliza as técnicas bibliográfica, documental e questionários aplicados aos servidores da Direção do CCSA da UFRN, cujo conteúdo das perguntas abertas foi interpretado com base na técnica de análise do conteúdo e das perguntas fechadas por análise de gráficos estatísticos.

Interna - 1323825 - ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
Externo à Instituição - GEORGE ALBERTO DE FREITAS - UECE