Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO ALEXANDRE BASTOS BARROS

DISCENTE : RICARDO ALEXANDRE BASTOS BARROS
DATA : 24/03/2022
LOCAL: Sítio eletrônico < meet.google.com/xmp-bwzt-cxy >

AUDITORIA DE INTELIGÊNCIA: UMA ABORDAGEM ECOLOGICA PARA A GESTÃO DA INFORMAÇÃO NA UNIDADE DE AUDITORIA INTERNA GOVERNAMENTAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Auditoria de inteligência. Auditoria interna governamental. Gestão da informação. Abordagem ecológica. Auditoria de informação.

As transformações pelas quais têm passado as unidades de auditoria interna governamental nos últimos anos acabaram por aproximá-las das auditorias de ativos informacionais que, em sua essência são auditorias consultivas, em função da necessidade de convergência das normas brasileiras às boas práticas internacionais. Desse modo, as auditorias governamentais passaram a direcionar os seus esforços para a avaliação e a consultoria no tocante a governança, a gestão de riscos e aos controles internos. Neste sentido, a abordagem ecológica da informação proposta por Davenport, que enfatiza o ambiente da informação em sua totalidade, com destaque para a cultura, o comportamento e a política informacional, apresenta as condições ideais para colaborar com essa mudança na medida em que enfatiza o comportamento pessoal e informacional, preocupando-se não apenas em oferecer a informação, mas também em facilitar seu uso efetivo, em ajudar os indivíduos a procurar, compartilhar, estruturar e dar sentido à informação. O objetivo geral desta pesquisa é analisar, na perspectiva dos gestores, as contribuições da unidade de auditoria interna governamental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para o processo de tomada de decisão. Para tanto, pretende-se caracterizar a unidade de auditoria interna governamental da UFRN como produtora de informações estratégicas; identificar as necessidades informacionais dos membros da alta administração da UFRN no processo de tomada de decisão; verificar quais os elementos que influenciam na utilização ou não dos relatórios de auditoria no processo de tomada de decisão pela alta administração da UFRN; e, por fim, identificar meios para ampliar o atendimento das necessidades informacionais relacionadas à tomada de decisão por parte dos membros da alta administração da UFRN. Planeja-se alcançar os objetivos por meio da análise documental dos relatórios da auditoria dos quais espera-se extrair as informações necessárias para verificar o grau de aderência dos procedimentos e produtos da auditoria interna aos Princípios de Produção de Informações Estratégicas; da aplicação de questionário que tem por finalidade identificar as necessidades informacionais e identificar os elementos que influenciam na utilização ou não dos relatórios de auditoria pela alta administração da UFRN além de elaborar, quando cabível, sugestões de como atender estas necessidades, recorrendo-se à triangulação metodológica com foco no referencial teórico, na análise das respostas ao questionário e na experiência adquirida.

Presidente - 1323825 - ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
Interna - 1225081 - LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
Externo à Instituição - ROGERIO HEERIQUE DE ARAÚJO JUNIOR
Notícia cadastrada em: 11/03/2022 09:34