Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO HOLANDA RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RODRIGO HOLANDA RIBEIRO
DATA : 29/03/2022
HORA: 08:00
LOCAL: Sítio eletrônico < meet.google.com/uit-tvpe-yqv >
TÍTULO:

AUDITORIA COM FOCO NO RISCO DE PERDA DE CONHECIMENTO EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão do conhecimento. Auditoria de inteligência. Risco de perda de conhecimento. Auditoria de informação. Auditoria de ativos informacionais.


PÁGINAS: 94
RESUMO:

Com a crescente complexidade dos ambientes profissionais e de negócios, a informação e o conhecimento se constituem em recursos essenciais para a adaptação, a aprendizagem e a inovação. Nesse contexto, a efetiva gestão do conhecimento da administração pública ajuda as organizações a enfrentar novos desafios, implementar práticas inovadoras de gestão e melhorar a qualidade dos processos, produtos e serviços públicos em benefício do cidadão-usuário e da sociedade em geral. Os últimos anos foram marcados por frequentes cortes orçamentários na administração pública, somando-se a isso, a pandemia da Covid-19 fez surgir a necessidade de se estabelecer medidas para contenção de despesas públicas que podem impactar a manutenção do quadro de servidores. Tendo em vista que a saída de um servidor que detenha o domínio dos processos organizacionais representa perda de conhecimento organizacional e demanda novos investimentos e tempo para treinamento, o problema da pesquisa apresenta-se com a seguinte questão: Quais ferramentas e práticas de gestão do conhecimento podem ser adotadas para contribuir na diminuição dos riscos de perda de conhecimento em um instituto federal de educação? Assim, o objetivo geral dessa pesquisa é auditar os riscos de perda de conhecimento de servidores ocupantes de cargos de gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Natal Central. A consecução de tal objetivo se dará mediante os seguintes objetivos específicos: a) identificar o quadro de servidores ocupantes de cargos de gestão; b) identificar os riscos de perda de conhecimento; c) analisar, de forma comparativa, como as instituições federais de ensino da região nordeste tem enfrentado o risco de perda de conhecimento; e d) propor ferramentas e práticas para aperfeiçoamento da gestão do conhecimento com foco no risco da perda de conhecimento. Para tanto, será utilizado o método de auditoria de inteligência proposto por Carvalho (2010). A pesquisa proposta terá como método de abordagem o método indutivo, com procedimentos estatístico e monográfico. Do ponto de vista dos objetivos, caracteriza-se como descritiva e no tocante a natureza como uma pesquisa aplicada. Quanto às técnicas de pesquisa, serão utilizadas a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, a aplicação de questionários e de entrevistas. A análise dos dados se dará mediante a estatística descritiva e a análise de conteúdo. Espera-se como resultados a identificação dos riscos de perda de conhecimento e a proposição de recomendações, baseadas em ferramentas e práticas de gestão do conhecimento, para mitigação de tais riscos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - Leonardo Fernandes Souto
Presidente - 1323825 - ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
Interno - 3636721 - DANIEL DE ARAUJO MARTINS
Notícia cadastrada em: 10/03/2022 09:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao