Banca de QUALIFICAÇÃO: LEILANE CLARISSE FERNANDES OLIVEIRA

DISCENTE : LEILANE CLARISSE FERNANDES OLIVEIRA
DATA : 03/03/2022
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/vvc-yeky-dqb >

Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC) em Universidade Federal: avaliação e consultoria por meio da auditoria de inteligência

Necessidades de capacitação. Gestão da informação. Auditoria de inteligência.

A gestão da informação e do conhecimento possui um valor imensurável para as organizações, pois transforma o ambiente, quando é aplicada de forma estratégica no aperfeiçoamento de processos, nos controles organizacionais, no reconhecimento de capitais intelectuais, e, sobretudo nas tomadas de decisões. Nos processos de desenvolvimento de pessoas, as ações de capacitação são fontes propulsoras para a elevação do conhecimento bem como para a evolução contínua do capital intelectual, promovendo crescimento pessoal, profissional e institucional. A UFRN realiza anualmente seu Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC), processo fundamental na identificação das lacunas de conhecimentos, habilidades e atitudes dos servidores para gerar as competências necessárias ao melhor desempenho das unidades e à consecução dos objetivos estratégicos da UFRN. No entanto, apesar da sua notória relevância, percebe-se que em sua etapa de coleta de dados, via formulário on-line no portal SIGRH, há um baixo índice de respostas, aspecto que demanda aperfeiçoamento. Nesse contexto, originou-se o problema que norteia essa pesquisa: Como aperfeiçoar o fluxo informacional do processo de Levantamento das Necessidades de Capacitação (LNC) da UFRN tendo em vista ampliar o índice de participação dos servidores? Assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral propor medidas para o aperfeiçoamento do fluxo informacional do processo de Levantamento das Necessidades de Capacitação (LNC) da UFRN a fim de ampliar o índice de participação dos servidores e como objetivos específicos mapear o processo o LNC; analisar a percepção dos profissionais que fazem parte do processo LNC acerca das dificuldades e pontos a serem melhorados no processo; analisar a utilidade dos relatórios informativos resultantes do LNC; averiguar entre as Universidades Federais como estão realizando o LNC; e verificar as causas da baixa taxa de respostas pelos servidores da UFRN ao LNC. Para se alcançar os objetivos será utilizado o método de auditoria de inteligência para obter um diagnóstico completo e criterioso do processo do LNC, identificar possíveis gargalos e propor as melhorias cabíveis. Para tanto, recorre-se à pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e questionário. Os dados coletados serão analisados mediante estatística descritiva básica e análise de conteúdo. Assim, esta pesquisa se caracteriza, quanto aos objetivos, como exploratória visto que inicialmente foi necessário para proporcionar maior familiaridade com a problemática, com vistas a torná-la explícita. Após a compreensão do problema, utiliza-se a pesquisa descritiva, pois pretende-se descrever as características do gerenciamento do processo do LNC, evidenciando o acesso e uso dessas informações, mediante o contato direto com os fenômenos de estudo. Quanto aos procedimentos, bibliográfica e levantamento (Survey). E quanto às abordagens do problema, de cunho qualitativo e quantitativo.

Presidente - 1323825 - ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
Interno - 3636721 - DANIEL DE ARAUJO MARTINS